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Vygotski: para além da Psicologia Cognitiva1
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Palavras-chave

Psicologia histórico-cultural. Consciência. Inconsciente. Emoções

Como Citar

CLOT, Yves. Vygotski: para além da Psicologia Cognitiva1. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 17, n. 2, p. 19–30, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643626. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

O texto propõe uma reinterpretação da teoria histórico-cultural de Vygotski, defendendo a idéia de que a contribuição do pesquisador russo não se limita nem ao terreno da Psicologia Cognitiva, nem tampouco ao da Psicologia do Desenvolvimento, pois sua preocupação foi a elaboração de uma Psicologia Geral. Para tanto, o texto aponta, como fundamentais, aspectos tratados por Vygotski que são, com freqüência, relegados a um plano secundário e/ ou esquecidos pelos estudiosos desse assunto, a saber – os conflitos, as paixões e o inconsciente. É, portanto, nessa nova perspectiva, que os grandes temas da Psicologia – a linguagem, a mediação, a subjetividade, as relações entre afeto e conceito e entre desenvolvimento e aprendizagem – devem ser compreendidos e abordados

Abstract:

This text proposes a reinterpretation of Vygotsky’s cultural-historical theory, arguing that this Russian researcher’s contribution is not limited to the sphere of cognitive psychology or developmental psychology, for his main concern was the elaboration of a general psychology theory. To accomplish this aim, this text points at some aspects which were discussed by Vygotsky as being fundamental, but frequently demoted to a secondary plan and/or forgotten by scholars: the conflicts, the passions and the unconscious. It is, thus, in this new perspective that the great themes of psychology – language, mediation, subjectivity, the relationship between affect and concept, and between development and learning – should be understood and approached.

Key words: Cultural-historical. Psychology. Consciousness. Unconscious. Emotions

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Referências

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