Banner Portal
Peles Fílmicas – Considerações sobre modificações corporais e cinema
PDF

Palavras-chave

Modificações corporais. ficção científica. Ritual. Cinema

Como Citar

PIRES, Beatriz Ferreira. Peles Fílmicas – Considerações sobre modificações corporais e cinema. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 17, n. 2, p. 159–174, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643633. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

Ficção Científica e ritual trazem à tona elementos necessários para o equilíbrio da sociedade. Ambos criam um elo entre a realidade cotidiana e os territórios míticos. Enquanto a primeira – atributo da sociedade contemporânea – tem seu foco no futuro, o segundo – predicado das sociedades pré-letradas – resgata o passado. Modificações corporais, adquiridas por motivos divergentes dos que fundamentam o conceito de moda, feitas através de piercing, tatuagem, implantes estéticos e escarificações, encontram ancoragem nestes dois pólos. Uma das principais formas utilizadas atualmente para contar histórias e detentora de inúmeros efeitos especiais, a arte cinematográfica vivifica personagens cujos corpos, dotados de características impossíveis de se possuir naturalmente, apresentam poderes suprahumanos. O que era concedido, até recentemente, apenas através de rituais e imaginado através da ficção científica, é agora propiciado pela tecnologia e pelo resgate de técnicas que podem estender sentidos, estimular capacidades, acrescentar, subtrair e alterar órgãos, membros, formas.

Abstract:

Science fiction and rituals bring out necessary elements for the balance of society. Both create a link between daily reality and mythical territories. While the first one – an attribute of contemporary society – focuses on the future, the second one – a quality of the pre-learned societies – rescues the past. Body modifications, acquired for reasons different from the ones that support the fashion concept, and made through piercing, tattooing, aesthetic implantations and scarifice, find anchorage in these two poles. Cinematographic art, one of the main forms currently used to tell stories, with innumerable special effects, vivifies characters that possess suprahuman powers, with their bodies endowed with traits that would be naturally impossible. Something that was conceived until a short time ago only through rituals and imagined through scientific fiction is now made possible by technology and the rescue of techniques that can extend senses, stimulate skills and add, deduct and modify organs, members and shapes.

Key words: Body modifications. Scientific fiction. Ritual. Cinema

PDF

Referências

BÍBLIA SAGRADA. 17. ed. São Paulo: Ave Maria Ltda., 1971.

BORGES, Jorge Luis. O Livro dos Seres Imaginários. São Paulo: Globo, 1996.

CAMPBELL, Joseph. As Máscaras de Deus – Mitologia Primitiva. 6. ed. São Paulo: Palas Athena, 2003.

CHEVALIER, Jean e GHEERBRANT, Alain. Dicionário de Símbolos. 17ªed. Rio de Janeiro: José Olympo, 2002.

FREUD, Sigmund. Casos Clínicos I. Rio de Janeiro: Imago, 1997.

GERARD, Max. Dali...Dali...Dali... Barcelona: Blume, 1983.

HEUZE, Stéphanie (sous la direction). Changer le Corps?, Paris: La Musardine, 2000.

JUNG, Carl. (Org.). O Homem e seus Símbolos. 15.ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1997.

KAFKA, Franz. A Metamorfose. 12. reimpr. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.

KAFKA, Franz. Na colônia Penal. 2. ed. São Paulo: Brasiliense, 1988.

KAFKA, Franz. O Castelo. 1. reimpr. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

PESSOA, Fernando. O Eu profundo e os outros Eus. 10. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1980.

REVISTA ÉPOCA. n.259, maio de 2003.

SERRES, Michel. Filosofia Mestiça, Edição Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1991.

TARKOVSKI, Andreaei. Esculpir o Tempo. São Paulo: Martins Fontes, 2002, 2.ed., 2. tir.

Proposições utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.