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Livros paradidáticos de língua portuguesa: a nova fórmula do velho
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Palavras-chave

Paradidáticos. Língua portuguesa. Leitura

Como Citar

FERREIRA, Norma Sandra de Almeida; MELO, Elizabete Amorim de Almeida. Livros paradidáticos de língua portuguesa: a nova fórmula do velho. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 17, n. 2, p. 195–206, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643635. Acesso em: 25 maio. 2024.

Resumo

Tomar os paradidáticos que tematizam determinado conteúdo curricular ligado
à Gramática, como possíveis de serem estudados como objeto, no campo dos estudos que
tratam do impresso escolar e que ainda não foram tema de investigação de outras pesquisas
acadêmicas, é o desafio deste artigo. Analisar, em particular, os livros aproximados pela
temática (conteúdo curricular) e pelas práticas de leitura que suscitam (uso escolar) da
Coleção Currupaco, editora Scipione, significa acercar-se de questões, como: que fórmula
editorial é esta denominada paradidático de Língua Portuguesa ? O que ela traz de novo
em sua configuração quanto à materialidade, linguagem e temática? Quais são os objetivos
e princípios, declarados ou não explicitamente em seu projeto editorial, e como eles se
concretizam na maneira de abordar os conteúdos e os exercícios propostos nesta fórmula?
Quais estratégias editoriais, tanto textuais quanto tipográficas, são criadas para conquistar
o leitor infantil e escolar?

Abstract:

The challenge of this article is to take the paradidactics school books, which
divide certain academic grammatical contents into themes as possible of being studied as
objects in the field of studies which deal with school print-outs and still haven’t been an
nivestigation theme of other academic studies. Analyzing, especially, books from “Coleção
Currupaco”, Scipione editors, which are grouped according to their topics (in curricular
content) and to the reading practices they bring about (in school use), means to approach
questions such as: which publishing formula is this so-called paradidactic of the Portuguese
Language? Which new features does it have in its configuration regarding material quality,
language, and thematics? What are its objectives and principles, either explicitly declared
or not, in its publishing project, and how do they materialize in the way of approaching
contents and exercises proposed in this formula? Which publishing strategies, both textual
and typographical, are created to captivate the young school reader?

Key words: Paradidactic books. Portuguese language. Reading

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Referências

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