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Releiturade um livro escolarde Charlesab der Halden
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Palavras-chave

Escola. Livro didático. Leitura
moral. França. Reminiscências

Como Citar

THIOLLENT, Michel. Releiturade um livro escolarde Charlesab der Halden. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 15, n. 3, p. 173–194, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643800. Acesso em: 24 maio. 2024.

Resumo

Neste estudo sobre aprendizagem da leitura e da moral, analisa-se retrospectivamente um manual escolar em uso nas escolas primárias da França entre 1934 e 1960, cujo autor é Charles ab der Halden, O objetivo consiste em mostrar como, naquela época, a leitura estava intimamente associada à aquisição de uma moral que se caracterizava como moral republicana, centrada no esforço individual, no respeito à ordem e ao dever. O mérodo aqui utilizado, de tipo qualitativo, toma em consideração as lembranças do leitor do livro, então em situação de aluno, e procura encontrar conexões intelectuais e históricas subjacentes à concepção da leitura e da educação no autor em questão, considerada como altamente representativa da escola primária francesa, na primeira metade do século XX.

Abstract:

In {his study on lhe learning of reading and moral, the author analyzes a book wrinen by Charles ad der Halden and used in French primary schools betWeen 1934 and 1960. It aims to show how, in that time, reading was related to a morallearning, characterized as a republican moral, based on an individual endeavor and the respect to arder and obligations. The method employed here is qualitative and deals with the reminiscences of the reader of the book as a pupil, and seeks some intellectual and historical connections underlying the author's concept of reading, which is highly rcpresentative of the French primary school, in the fim half of the 20th century.

Keywords: School, textbook. Reading. Moral. Francc. Reminiscences

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