Banner Portal
Releiturade um livro escolarde Charlesab der Halden
PDF

Palavras-chave

Escola. Livro didático. Leitura
moral. França. Reminiscências

Como Citar

THIOLLENT, Michel. Releiturade um livro escolarde Charlesab der Halden. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 15, n. 3, p. 173–194, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643800. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Neste estudo sobre aprendizagem da leitura e da moral, analisa-se retrospectivamente um manual escolar em uso nas escolas primárias da França entre 1934 e 1960, cujo autor é Charles ab der Halden, O objetivo consiste em mostrar como, naquela época, a leitura estava intimamente associada à aquisição de uma moral que se caracterizava como moral republicana, centrada no esforço individual, no respeito à ordem e ao dever. O mérodo aqui utilizado, de tipo qualitativo, toma em consideração as lembranças do leitor do livro, então em situação de aluno, e procura encontrar conexões intelectuais e históricas subjacentes à concepção da leitura e da educação no autor em questão, considerada como altamente representativa da escola primária francesa, na primeira metade do século XX.

Abstract:

In {his study on lhe learning of reading and moral, the author analyzes a book wrinen by Charles ad der Halden and used in French primary schools betWeen 1934 and 1960. It aims to show how, in that time, reading was related to a morallearning, characterized as a republican moral, based on an individual endeavor and the respect to arder and obligations. The method employed here is qualitative and deals with the reminiscences of the reader of the book as a pupil, and seeks some intellectual and historical connections underlying the author's concept of reading, which is highly rcpresentative of the French primary school, in the fim half of the 20th century.

Keywords: School, textbook. Reading. Moral. Francc. Reminiscences

PDF

Referências

AB DER HALDEN, Charles. Hors dll nid. Lecruressuivics. Paris: Bourrelier, 1934, 288p.

AB DER HALDEN, Charles. Leçonsde mora/e.Paris: Armand Colin, 1925a.

AB DER HALDEN, Charles. Mora/e, instruction civiqlle. droit privé, économiepo/itique. Paris: Armand Colin, 1925b. 408 p.

BALIBAR, Renée. Lesftançaisfictifi. Le rapporr des sryleslittéraires au français national. Paris: Hacherre-Lirrérarurc, 1974.

BEAUDET, Marie-Andrée. Charles ab der Halden: Porrrair d'un inconnu. Momréal: L'Hexagone, 1992,234 p.

BOURDIEU, P. A escola conservadora: as desigualdades freme à escola e à culrura. In: NOGUEIRA, Maria Alice e CATANI, Afrânio (org.). Escritosde educação.Perrópolis: Vozes, 1998.

BRIAND, J.-P., CHAPOUILLE, J.-M. L'enseignemem primaire supérieur des paysans en France, 1918-1942. Actes de lArechercheen sciencessociales,n. 39, 1982, p. 87-111.

CABANEL. Parrick. LesprotestantsetlARépublique,de 1870 à nosjours. Bruxelles:Complexe, 2000, 271 p.

CHARTIER, Anne-Marie. Discursossobrea leitura 1880-1980. Trad. O. Biato e S. Barh. São Paulo: Árica, 1995.

CITELLI, Adilson. Linguagem eperStlasão.São Paulo: Árica, 1985.

DURKHEIM, Émile. L'édllcationmorale. Paris: Félix Alem, 1934.

GALVÃO, A.M.O., BATISTA, A.A.G. A leitura na escolAprimária brasileira: alguns eIemenros hisróricos. . Acesso em 07 dez. 2003.

GASPARINI, RacheI. Ordreset désordres.La discipline scolaire à I' école primaire. Paris: Grasser & Fasquelles, 2002.

JOUVE, Vincem. A leitura. Trad.Brigirrc Hervor. São Paulo: Editora UNESP, 2002.

KOESTLER, Arrhur. Ojmtasma na máquina. Trad. Rio de Janeiro: Zahar, 1969.

MARCHADIER, Micheline. De I'instruction moraleet civiqueà I'édllcationciviqlle.

MARTIN, Roger. Idéologieet action syndicale,lesinstitlltettrsde I'entre-dettx-guerres.Lyon : Presses Univcrsiraires de Lyon, 1982. 448 p.

MOLLO, Susanne. A escolAna sociedade.Trad. Maria José Nogueira Pimo. Lisboa: Edições 70, 1979.

MUEL, Francine. Les insrirureurs, les paysans er I' ordre républicain. Actes de lA recherche en sciencessociales,n. 17-18, 1977, p. 37-61.

MUEL-DREYFUS, Francine. Le métier d'éducatettr. Paris: Minuir, 1983.

PAIVA, Eliane Bezerra. Reminiscências de leirura ou a leirura enquanto significação. In: AQUINO, Miriam de Albuquerque (org.) Leitorese Leituras. Narrando experiências em sala de aula. João Pessoa:Editora Universitária/UFPB. 2000, p. 13-20.

PÉCAUT, Félix. La educación moral y Ia escuela laica. In: FERRY,J., BUISSON, E, PÉCAUT, E,JAURES,J. LANSON, E., LAVISSE,P.,RIOS, G., SARMIENTO, D.E Ia escuelAlAica.Buenos Aires: Losada, 1945, 168 p.

PERGAUD, Louis. A guerrados botõeJ.Trad. Cecília Casas. 3. ed. Rio de Janeiro: Ediouro, 1999 PONTON, Rémy. De Ia morale à Ia lecture. Littérature, n. 70, mai 1988, p. 66-81.

QUEVILLY, Laurenr. L 'école communale. Yainville. <http://jumieges.free.fr/ phorosclasse.htm>. Acesso em 20 dez. 2003.

WINOCK, Michel. Les nationalismesftançais. Working Paper, n. 97. Barcelona, 1994.

Proposições utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.