Banner Portal
Grupos familiares, investimentos educacion.ais e o mercado escolar de São Paulo em 1930
PDF

Palavras-chave

Expansão escolar. Educação católica. Desigualdades educacionais

Como Citar

PEROSA, Graziela Serroni. Grupos familiares, investimentos educacion.ais e o mercado escolar de São Paulo em 1930. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 15, n. 2, p. 61–76, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643810. Acesso em: 30 jun. 2024.

Resumo

Este texto apresenta o mapeamento e a estruturação progressiva do espaço de educação católica na cidade de São Paulo, entre 1890 e 1930. Analisamos os seguintes dados de pesquisa: 1) a expansão dos estabelecimentos de ensino católicos no período em estudo; 2) sua localização geográfica na cidade; 3) as propriedades sociais dos grupos sociais que recorriam a tais estabelecimentos. Nosso objetivo foi identificar as características da estrutUração de um espaço privado de educação, no qual a ação do setor católico foi particularmente importante. Nossa hipótese é de que o conjunto de estabelecimentos de ensino católicos possuía propriedades sociais distintas, que os aproximava e os distanciava socialmente. Os resultados de pesquisa sugerem: 1) os colégios católicos estavam estrutUrados e hierarquizados por classe e gênero; 2) o investimento das famílias nos colégios católicos visava, antes de tudo, controlar não apenas a formação moral dos jovens, mas sobretUdo, sua rede de sociabilidade; 3) no interior desses estabelecimentos de ensino estava em curso um programa de aprendizagem das diferenças sociais e do lugar de cada um na cidade e na sociedade. Trata-se de fornecer elementos para se pensar a configuração social do espaço educacional paulistano e, com isso, interrogar o papel da passagem por um sistema de ensino altamente hierarquizado socialmente, para a manutenção dos padróes de dominação que estruturam a sociedade brasileira.

Abstract:

Tros article intends to show the progressive building of the catholic education space in the city ofSao Paulo, in a term between the years of 1890 to1930. We analyze the following research's data: 1) the catholic schools expansion in this term; 2) its location in the city; 3) the social groups' properties who demand this kind of school. The purpose was to identifY the social features of the construction of a private space, in which the catholic sector was especially important. Our hypothesis is that the catholic schools group had different social properties which approximate themselves and distanced socially.The research results suggest: 1) the catholic schools were hierarchically structured by gender and class; 2) the families' investment targeted: to control not only the yourh's moral formation bur their sociability network; 3) inside the schools was working a learning schedule of social differences and the each one's place in the town and society.To provide elements to thinking the social configuration of the "paulistano" educational space and then to interrogate the pass by a highly hierarchical teaching system toward the maintenance of a domination's standards which structures Brazilian society.

Key-words: Families groups. Educational investiments. Educational market

PDF

Referências

ALMEIDA, Ana. Um colégio para a elite paulista. ln: ALMEIDA, Ana; NOGUEIRA, Maria Alice. A escofarizaçãodas elites. Petrópolis: Vozes, 2002.

ALMEIDA, Ana; NOGUEIRA, Maria Alice. A escofarizaçãodas elites. Petrópolis: Vozes, 2002.

ANDRADE, Oswald. Um homem semprofissão. São Paulo: Ed. Globo, p.51, 2002.

BOURDIEU, Pierre. As regrasda arte. São Paulo: Companhia das Letras, p. 56, 1996.

BOURDIEU, Pierre. La noblessedíftat.Paris, Les Éditions de Minuit, 1989.

BOURDIEU, Pierre. Razõesp rdticas. Campinas: Papirus, 1997.

BOURDIEU, Pierre. Une classe objetoActes de IaRechercheen SciencesSociales, nov., n.17/ 18, p.2-5, 1977.

CINQÜENTA MELHORES escolas da cidade. Revista Vqa, n.39, ano 34, out.de 2001.

COSTA, Jurandir Freire. História da Psiquiatria no Brasil. Rio de Janeiro: Editora Xenon, 4. ed., 1989.

FERNANDES, Paula (org.). Guia dos documentos históricosna cidade de São Paulo, 1554- 1954. São Paulo: HuciteclNEPS, 794 p, 1998.

MANOEL, Ivan. Igrejae educaçãofeminina: umaface do comervadorismo.São Paulo: Unesp, 1996.

MARINS, Paulo G. Habitação e vizinhança: limites da privacidade no surgimento das metrópoles brasileiras. In: Sevcenko, Nicolau & Moraes, Fernando. História da Vtda Privada no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

MICELI, Sergio.A eliteeclesidsticabrasileira.Rio de Janeiro: Ed. Berrrand Brasil,p.146, 1988.

MONTORO, André Franco. Memórias em linha reta. São Paulo, Editora Senac, 2001.

NAGLE, Jorge. A educação na Primeira República. In: FAUSTO, Boris. O Brasilrepublicano.

Col. História Geral da CivilizaçãoBrasileira.Rio de Janeiro: Difel, tomo 3, p. 261-291,1977.

PEROSA, Graziela. A formação do espaço da educação de "alta qualidade" em São Paulo (1890-1950). Anais da 2/. Reunião Anual da Anpocs. Caxambu, 2003.

PINÇON, Michel; PINÇON-CHARLOT, Monique. Grandesfortunas. Paris: Payot, 1998.

PINÇON, Michel; PINÇON-CHARLOT, Monique. Sociologiede Ia bourgeoisie. Paris: PayO(, 2003.

PINÇON, Michel; PINÇON-CHARLOT, Monique. Voyageen Grande Bourgeoisie. PuE p. 15, 1997.

PINHEIRO, Paulo Sergio. Classes médias urbanas, formação, natUreza, intervenção na vida política. In: FAUSTO, Boris. História da Civilização Brasileira,tomo m, V.2, p.9-37.

Rio de Janeiro: Difel. 1977.

RINGER, Fria. La segmentation des systemes d'enseignement. Actes de Ia Rechercheen SciencesSociales, 149, p.6-18, 2003.

RINGER, Fria. O dec/lnio dos mandarins alemães. São Paulo: Edusp, 2001.

SAINT-MARTI N , Monique. Une "bonne" éducation: lesoiseaux, à Sevres.Revue Ethnologie française, v. 20, p.60-70, 1990.

SCOTT, Joan. Louvriere, mot impie, sordide. Actesde Ia recherrheensciencessocia/es,83, 1990.

SEVCENKO, Nicolau. OrfeuExtático na metrópole.São Paulo: Companhia das Letras, 1992.

SOUZA, Rosa Fátima. Templosde civilização, São Paulo, Unesp, 1998.

VILLAÇA, Flávio. Espaçointra-urbano no BrasiL São Paulo: Fapesp, 373 p., 1998.

Proposições utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.