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"Puríssimo Coração"; uma escola de elite e sua imagem
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Palavras-chave

Escolas-história. Ensino normal. Educação feminina. Ritos. Cerimônias

Como Citar

LEONARDI, Paula. "Puríssimo Coração"; uma escola de elite e sua imagem. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 15, n. 2, p. 77–95, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643813. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

O presente artigo tem como tema o Colégio Puríssimo Coração de Maria, instalado na cidade de Rio Claro, interior do Estado de São Paulo. Em 1909, início do regime republicano, o Colégio foi instalado na cidade, presenciando e participando de importantes mudanças políticas e culturais ocorridas no país, especialmente para a Igreja Católica com o fim do padroado. Durante seus noventa e três anos de história, o Colégio desenvolveu, perante os habitantes da cidade, uma imagem de escolade qualidade e que oferece formação integral O objetivo desta pesquisa é compreender como o Colégio construiu essa imagem ao longo dos anos e que interesses estavam em jogo em sua instalação e permanência em Rio Claro. A hipótese norteadora desta pesquisa traz a idéia de que a formação de mulheres professoras em meados da década de 30 foi parte fundamental dessa construção.

Abstract:

The subject of this article is a catholic school in the city ofRio Claro, in the state ofSão Paulo: the "Colégio Puríssimo Coração de Maria". In 1909, in the beginning of the republican era, the "Colégio" was founded in Rio Claro, and was involved in important political and cultural changes occurred in Brazil, especially for the Catholic Church, with the end of patronage. During its ninety-three years of history, the school developed an image of a "qualityschoolthat offirs integral education".The aim of the present research is to understand how the school built up this image through the years, and what interests were considered for its installation and permanence in Rio Claro, at a glance to its development on material and simbolic fields. The leading basis of this research brings us the idea that the education of women to be teachers in the mid thirties was fundamental for this construction.

Key words: Schools-history. Dreparation of female teachers at high school. Education of women, rites. Ceremony

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