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A escolarização do ensino de música
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Palavras-chave

Música. Escola. Modelo conservatorial

Como Citar

VIEIRA, Lia Braga. A escolarização do ensino de música. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 15, n. 2, p. 141–150, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643816. Acesso em: 18 jul. 2024.

Resumo

Este artigo discute os processos que acompanharam a transferência da formação musical legítima de professores de música para o sistema de ensino formal. O artigo aborda a formação musical escolar recebida por professores que atuam ou atUaram nos cursos superiores e técnico-profissionalizantes de formação de professores de música de institUições de ensino públicas em Belém do Pará. Mostra-se, aqui, como a interação entre o modo de formação tradicional e a organização institUcional proposta pelas reformas do ensino contribuiu de forma decisiva para essa transferência e para a manutenção do modelo conservatorial estabelecido no século XIX como modelo de referência para a área de ensino de música.

Abstract:

This article looks into the processes associated with the transfer of the legitimate music formation of music teachers and professors to the formal educational system. Ir approaches the school formation received by the music teachers and professors who work ar worked in the music colleges and training courses in public teaching institutions in Belém, Pará. Ir shows how decisively the interaction betWeen the traditional formation sryle and the institutional organization imposed by the school reforms contributed to this transfer and to the maintainance of the conservatory model established in the 19th century as the reference model to the music teaching domain.

Key words: Music. School. Conservatory model

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Referências

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