Banner Portal
Razões e efeitos da sistematização do ensino. Reflexõessobre o modelo de ensino francês
PDF

Palavras-chave

Sistema educacional. Sistema escolar. Reforma de ensino. Escola francesa. Política escolar

Como Citar

PROST, Antoine. Razões e efeitos da sistematização do ensino. Reflexõessobre o modelo de ensino francês. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 15, n. 2, p. 151–162, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643817. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

O ensino francês tornou-se um sistema a partir das reformas dos anos 60, que "sistematizaram" os estabelecimentos educacionais já existentes e que os foram substituindo progressivamente por novos tipos de estabelecimentos. Este texto procura levantar questões a propósito das modalidades e das razões dessa sistematização, dos efeitos causados e a evolução posterior que ocorreu no sistema assim criado. A análise do caso francês parece interessante por três razões. Primeiramente, não se trata de um caso isolado: a França testemunha um conjunto muito mais amplo - em toda a Europa Ocidental e impulsionado notadamente pela OCO E -, um movimento que começou a ser delineado nos anos 1950- 1960 com o objetivo de unificar, no seio de uma escola mediana "compreensiva", estruturas até então isoladas. Em segundo lugar, na França, bem como em outros lugares, essa sistematização perpassa o conjunto das correntes políticas. Lançada pelos trabalhistas na Suécia, ela foi preconizada na França durante a liberação pela comissão Langevin-Wallon, chamada pelo nome dos dois presidentes sucessivos, ambos universitários eminentes e membros do partido comunista. Foi colocada em prática quinze anos mais tarde pelo governo do General de Gaulle. Essa reforma foi cercada de um grande consenso, mesmo não tendo ela uma definição política. Foi sem dúvida na França que esse movimento mais avançou. Pela centralização administrativa, pelo peso do Ministério da Educação Nacional, pela eficácia dos responsáveis locais, os poderes públicos tiveram, mais do que em outros locais, a possibilidade de impor aos estabelecimentos o controle das decisões tomadas. Assim, o caso francês constitui um exemplo bem concluído de um movimento de reforma que marcou todas as sociedades ocidentais e transformou profundamente as estruturas escolares herdadas do século XIX

Abstract:

The French teaching has been made into a system since the 1960s reforms, which have "systematized" the existing teaching institutions and gradually replaced them with new kinds of institutions. This text aims to raise issues about the modalities and reasons for this systematization, and also the efFects and further evolution of the system. The analysis of the French case seems interesting for some reasons. First, it is not an isolated case. It is part of a wider context present throughout Western Europe and urged mosdy by OCO E, a movement with its origins in the fifties and sixties, and which aimed [Ocombine isolaced scruccures in a medium-Ievel comprehensive school. Secondly, in France, as well asin other places, this systematization isrelated [Opolitical trends. Launched by me workers' movement in Sweden, it was preconized in France, during liberation, by the LangevinWallon comission. This comission was named after the tWo consecutive presidents, both eminent university students and members of the communist party. It was pUt into practice fifteen years later by General de Gaulle's government. There was great consensus on this reform, although it did not have a policical definition. Icsgreacescadvences cercainly [Ook place in France, as due [Omanaging cencralization, che imporcance of cheNacional Ministry ofEducation and the effectiveness of the local professionals in charge, the public authoricies were able [Oimpose the control of the decisions caken [Ome insticucionsmore than anywhere dse. Thus, the French case is a well-finished example of a reform movement that has influenced ali wescern sociecies and deeply changed the school struccures inherited from che tWentiech century.

Key words: Educational system. School syscem. Ceaching reform. French school. School policy

PDF

Proposições utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.