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Histórias de vida e autoformação de professores: alternativa de investigaçãodo trabalho docente
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Palavras-chave

História de vida. Alternativa de investigação. Autoformação

Como Citar

MORAES, Ana Alcídia de Araújo. Histórias de vida e autoformação de professores: alternativa de investigaçãodo trabalho docente. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 15, n. 2, p. 165–173, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643818. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

A proposta do texto é discutir as possibilidades da história de vida como alternativa de autoformação de professores e investigação do trabalho docente. A incursão nesse tema fundamenta-se em estudos que consideram como partes constitutivas da história oral a autobiografia, a biografia, o depoimento oral, a história oral de vida, a história oral temática, o relato oral de vida e a narrativa de formação. Os autores destes estudos, dentre outrt>s, vêm afirmando que ouvir as narrativas das histórias que compõem a vida dos docentes é oportunizar momentos de reflexão sobre o vivido, à luz do presente, descortinando alternativas que podem contribuir na autoformação pessoal-profissional.

Abstract:

The purpose of this study is to discuss the possibilities of using life stories as an alternative for teachers' self-formation and to investigate the teaching job. The approach of this subject is based on studies which consider the following as integrating parts of the orallife story: the autobiography, the biography, the oral statement, the orallife story, the thematic oral story, the orallife report and the formation narrative. These studies authors, among others, have been stating that listening to narratives ofstories that constitute teachers' livesis creating opportunities for reflection on what was experienced, based on the present life, and unveiling aIternatives which may contribute to personal-professional self-formation.

Key words: Life stories. Alternative ror investigation. Self-formation

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