Banner Portal
Buscando formas de ler e de escrever: um trabalho em parceria "universidade-escola pública"
PDF

Palavras-chave

Escrita escolar. Jornal escolar. Produção de textos na escola. Atividade extracurricular

Como Citar

SILVA, Lilian Lopes Martin. Buscando formas de ler e de escrever: um trabalho em parceria "universidade-escola pública". Pro-Posições, Campinas, SP, v. 15, n. 2, p. 175–186, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643819. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

O presente texto configura-se como um relato de experiência em que pesquisa e participação na escola estão integradas. Trata-se de uma das frentes de trabalho desenvolvidas no interior de um projeto maior, que colocou em parceria alunos e professores da escola básica e da universidade. No âmbito do subprojeto de língua portuguesa, a fabricação de um jornal escolar possibilitou a reflexão sobre as relações socioculturais dos alunos com a escrita e a leitura.

Abstract:

This text is a report of experience in which research and participation in school are integrated. Ir is a part of a bigger work that pue together pupils and professors from primary school and universiry. In the area of Portuguese language, the production of a school newspaper led to the reflection aboue the social and cultural relationships of the pupils with writing and reading.

Keywords: School wrÜing;school newspaper. Writing texts at school. Non-curricular activiry

PDF

Referências

BENJAMIM, W Magia e técnica, arte e política. In: BENJAMIM, W. Obras escolhidas,v. 1. São Paulo: Brasiliense, 1994.

BRITO, Percival L. Em Terra de Surdos- mudos (um estudo sobre as condições de produção de textos escolares). In: GERALDI, J.W (org.) O Textona Sala de Aula: leitura eprodução. Cascavel: ASSOESTE, 1984.

DIAS, Maria Helena. Hipertexto, o labirinto eletrônico:uma experiência hipertextual. 2000. Tese (Doutorado). Faculdade de Educação, Unicamp.

FREITAS, Maria Teresa de A. Conhecendo Novas Práticas de Leitura e Escrita. In: PAIVA et alo(org.). No Fim doSéculo:a diversidade.Ojogo do Livro Infantil eJuvenil. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

GERALOi, ).W. (org.) O Textona Sala deAula: leitura eprodução. Cascavel: ASSOESTE, 1984.

GERALOI, ).W Prática de Produção de Textos na Escola. In: Trabalhos em Lingülstica Aplicada, n. 07. Campinas: Unicamp, 1986.

LEMOS, Cláudia T.G. Redações de Vestibular: algumas estratégias. Cadernos de Pesquisa n. 23. São Paulo: Fundação Carlos Chagas, 1977.

PÉCORA, Alcir. Problemas de Redação. São Paulo: Marrins Fontes, 1986.

Proposições utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.