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Repensando a Escola - Com a Palavra: , A Criança da Area Rural
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Palavras-chave

Escola. Criança. Área rural

Como Citar

LEITE, Maria Isabel Ferraz Pereira. Repensando a Escola - Com a Palavra: , A Criança da Area Rural. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 13, n. 1, p. 176–185, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643977. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

Baseando-se numa concepção de criança como sujeito, esta pesquisa visa perceber suavisão de escola e de saber. Conhecer a criança e compreender como se dão suasrelações na família, no trabalho, no lazer, possibilita levantar questões acerca de suas relações com e na escola e buscar entender o papel desta escola na comunidade. Realizada na área rural de um municípiofluminense, traz à tona as ambigüidadese contradições da escola,fortemente marcada, na região, pelo seu caráter assistencialista explícito, pelo distanciamento entre seus conteúdos e a realidade das crianças e por relações pautadas no silêncio, na discriminação e na exclusão.

Abstract:

The objective of this research is to understand how children - conceptually seen as agents - perceive school and hnowledge. Knowing the children and understanding their relationshipsin the family,at work and at playallowsthe formulation of questions about their relationswith/ at schools and the investigationof the school'srole within the community.The researchwas carriedout in a rural areaof the state of Rio deJaneiro, and shows some of the school's ambiguities and contradictions in this region, such as its explicitwelfarecharacter, the distance between course contents and children'srealityand the effect of a relationship marked by silence,discriminationand exclusion.

Key-words: School. Children. Rural area

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