Seis perguntas sobre a questão da inclusão ou de como acabar de uma vez por todas com as velhas - e novas - fronteiras em educação!

Autores

  • Carlos Sklíar Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Exclusão/inclusão. Escola inclusiva. Mudanças educacionais. Alteridade

Resumo

O presente artigo tem como objetivo colocar sob suspeita os conceitos de "inclusão" e de "escola inclusiva", através de uma análise epistemológica, polí- tica e pedagógica. Com esse objetivo, se discutem os vários sentidos em que podem ser lidas as mudanças em educação e se colocam algumas perguntas relacionadas com a promessa integradora do neoliberalismo, o problema de formação de professores e as representações implícitas sobre a alteridade deficiente nas práticas e nos discursos "inclusivos".

Summary:

The present work focus on the problem of inclusion through an epistemological, political and pedagogical view. I discussed the different senses in which changes in education are intended and make a few questions about integration promise, teaching formation process and implicit representations about the other disabled in practices and discourses about inclusion.

Key-words: Exclusion/inclusion. Mainstream school. Educational changes. Otheress.

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Referências

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Publicado

2016-03-08

Como Citar

SKLÍAR, C. Seis perguntas sobre a questão da inclusão ou de como acabar de uma vez por todas com as velhas - e novas - fronteiras em educação!. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 12, n. 2-3, p. 11–21, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643992. Acesso em: 4 out. 2022.

Edição

Seção

Dossiê