Resumo
O presente artigo tem como objetivo colocar sob suspeita os conceitos de "inclusão" e de "escola inclusiva", através de uma análise epistemológica, polí- tica e pedagógica. Com esse objetivo, se discutem os vários sentidos em que podem ser lidas as mudanças em educação e se colocam algumas perguntas relacionadas com a promessa integradora do neoliberalismo, o problema de formação de professores e as representações implícitas sobre a alteridade deficiente nas práticas e nos discursos "inclusivos".
Summary:
The present work focus on the problem of inclusion through an epistemological, political and pedagogical view. I discussed the different senses in which changes in education are intended and make a few questions about integration promise, teaching formation process and implicit representations about the other disabled in practices and discourses about inclusion.
Key-words: Exclusion/inclusion. Mainstream school. Educational changes. Otheress.
Referências
Dutchazky, S.; Skliar, C. La diversidad bajo sospecha. Reflexiones sobre los discursos de Ia diversidad y sus implicancias educativas. Cuaderno de Pedagogía, Rosario: afio 4, n. 7, p. 33-54, 2000.
Foucault, M. Les Anormaux. Paris: Seuil/Gallimard, 1999.
Franklin, B. (Org.). Interpretación de Ia discapacidad. Teoríae historia de Ia educación especial. Barcelona: Pomares-Corredor, 1997.
Gentili, P. (Org.). Pedagogia da exclusão. Crítica ao neoliberalismo em educação. Petrópolis: Vozes, 1996.
Larrosa, J.; Perez de Lara, N.; Imagens do outro. Petrópolis: Vozes, 1998.
Skliar, C. A invenção e a exclusão da alteridade deficiente a partir dos significados da normalidade. Educação & Realidade, Porto Alegre: v. 24, n. 2, p. 15-32, 1999.
Souza, R. M.; Góes, M. C. R. O ensino para surdos na escola inclusiva: considerações sobre o excludente contexto de inclusão. In: Skliar, C. (Org.). Atualidade da educação bilingüe para surdos, Porto Alegre: Mediação, 19..
Silva, T. T., A política e a epistemologia do corpo normalizado. Espaço, Rio de Janeiro, n. 8,p.3-15, 1998.
Woodward, K. Representations. London: Open University,1997.
A Proposições utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.