Banner Portal
"Alunos-problema" versus alunos diferentes: avesso e direito da escola democrática
PDF

Palavras-chave

Alunos-problema. Inclusão escolar. Psicologia e educação

Como Citar

AQUINO, Júlio Groppa. "Alunos-problema" versus alunos diferentes: avesso e direito da escola democrática. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 12, n. 2-3, p. 91–108, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643998. Acesso em: 24 abr. 2024.

Resumo

O presente artigo tem por propósito analisar criticamente um dos entraves concretos ao processo de democratização escolar brasileira: a renitente noção de "aluno-problema" como justificativa ao fracasso escolar de uma parcela considerável da clientela escolar contemporânea. Partindo de algumas queixas dos educadores quanto aos alunos em dificuldade, são debatidos certos aportes psicologizantes das práticas pedagógicas, especialmente aqueles derivados da noção clássica de desenvolvimento psicológico. Entendendo seus desdobramentos como passíveis de estigmatização da clientela em situação de vulnerabilidade (seja pedagógica, psíquica ou social), propõe-se, por fim, uma alternativa conceitual à noção clássica de desenvolvimento humano, calcada na idéia de inclusão escolar conseqüente.

Abstract:

This paper aims to critically analyse one of the obstacles to the process of democratisation of the Brazilian education: the persistent notion of "problemstudent" as a justification of the school failure of a considerable part of the contemporary school clientele. Starting from some teachers' complaints about the student with problems, the restrictive psychological notions of the pedagogic practices, especiallY those derived of the classic notion of psychological development, are discussed. Understanding the unfolding of those restrictive notions as liable to stigmatise the clientele in a vulnerable situation (be ir pedagogical, psychological or social), the paper ends by proposing a conceptual alterna tive to the classic notion ofhuman development grounded in the idea of consequent school inclusion.

Key-words: Problem-stUdents. School inclusion. Psychology and education

PDF

Referências

Aquino, J. G. Do cotidiano escolar: ensaios sobre a ética e seus avessos. São Paulo: Summus, 2000.

_' Confrontos na sala de aula: uma leitura institucional da relaçãoprofessor-aluno. São Paulo: Summus, 1996.

Aries, P. História social da criança e da fam/lia: 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 1981.

Azanha, J. M. P. Educação: temas polêmicos. São Paulo: Martins Fontes, 1995.

Baptista, L. A. A cidade dos sdbios. São Paulo: Summus, 1999.

Cascudo, L. C. Contos tradicionais do Brasil. São Paulo: Global, 2000.

Collares, C. A. 1.; Moysés, M. A. A. Preconceitos no cotidiano escolar: ensino e medicalização. São Paulo: Cortez: FE/UNICAMP, Campinas, 1996.

Lewis, M. Alterando o destino: por que o passado não prediz o futuro. São Paulo: Moderna, UNICAMP,Campinas, 1999.

Machado, A. M. Avaliação psicológica na educação: mudanças necessdrias. In: Tanamachi, E. R.; Proença, M.; Rocha, M. L. (Org.). Psicologia e educação: desafios teórico-práticos. São Paulo: Casa do Psicólogo, p. 143- 67,2000.

Patto, M. H. S.A produção dofracassoescolar:históriasdesubmissãoe rebeldia. São Paulo: T. A. Queiroz, 1990.

Souza, M. P. R, As contribuições dos estudos etnográficos na compreensão do fracasso escolar no Brasil. In: Machado,A. M.; Souza, M. P.R, (Org.). Psicologia escolar: em busca de novos rumos. São Paulo: Casa do psicólogo, p. 137-51, 1997.

Snyders, G. Escolae democratizaçãodo ensino. Educação em questão, n. 3, v, 2, p.

-103,1989.

Proposições utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.