Banner Portal
A análise dos conflitos como eixo para a reflexão sobre a prática pedagógica 1
PDF

Palavras-chave

Conflitos. Wallon. Escola

Como Citar

GALVÃO, Izabel. A análise dos conflitos como eixo para a reflexão sobre a prática pedagógica 1. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 12, n. 2-3, p. 122–140, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644000. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Conflitos são elementos inerentes e constitutivos da vida psíquica e da dinâmica social e a escola é um meio que favorece a ocorrência de conflitos cujos significados e fatores desencadeadores são estreitamente ligados às especificidades desta instituição. Apoiando-se em conceitos extraídos da psicologia genética de Wallon, este estudo apresenta a análise de alguns episódios de conflitos encontrados em situações observadas e vídeogravadas numa creche pública em São Paulo, com crianças de idade média de 3 anos e 5 meses. Foi possível identificar e discutir os fatores subjacentes aos conflitos, encontrando relação destes com o processo de constituição da identidade, com a dinâmica própria das emoções e com a organização do ambiente escolar.

Abstract:

Conflicts are inherent and constitutive elements of psychic life and of social dynamics, and school is a favorable environment to conflicts whose meanings and triggering factors are closely linked to the specific features of this institution. Based on Wallon's genetic psychology conceptions, this study analyses some conflicts betWeen three-year-and-five month-old (average) children videotaped at a public pre-school in São Paulo. It was possible to identify and discuss factors/ reasons underlying these conflicts, and understand the relationship between these conflicts and the process of identity constitution, the typical dynamics of emotions and the organization of school environment.

Key-words: Conflicts. Wallon. School

PDF

Referências

Azanha, J. M. Uma idéia de pesquisa educacional, São Paulo, EDUSP/FAPESP, 1992.

Dantas, H. Emoção e ação pedagógica na infância: contribuições de Wallon. In: Temas de Psicologia, n. 3. 1993, p. 13-16.

Galvão, L A questáo do movimento no cotidiano de uma pré-escola. ln: Cadernos de Pesquisa, n. 98, p. 37-49, 1996.

Hardy, M.; Royon, C. & Bréauté, M. Pédagogie interactive et premiers apprentissages. ln: RAYNA, 5.; LAEVER5, F. & DELEAU, M. (Orgs.) L'éducation préscolaire: quels objectifs pédagogiques? Paris, Nathan, 1996.

Martinet, M. Théorie des émotions: introduction à l'oeuvre d'Henri Wallon.

Paris, Aubier Montaigne, 1972.

Ministério da Educação e do Desporto/MEC Proposta pedagógica e currículo em educação infantil: um diagnóstico e a construção de uma metodologia de análise. Brasília, MEC/5EF/DPEF/COEDI, 1996.

Nadei, J. lmitation et communication entrejeunes enfants. Paris, PUF, 1986.

Rochex, J. Y. Le sem de l'expérience scolaire. Paris, PUF, 1995.

Shantz, C.U.& Hartup, W. W. (Ed.) Conflict in and adolescent development, Cambridge University Press, 1992.

Shantz, C. U. Conflicts between children. Child Development,58, 1987.

Wallon, H. Les origines du caractere chez l'enfant, Paris,PUR 1987.

_' De l'acte à ia pensée. Paris,Champs/Flammarion,1970

Proposições utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.