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Professorase estagiários - sujeitos de uma complexa e "velada" relação de ensinar e aprender1
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Palavras-chave

Práticas escolares. Ensino. Formação de professores

Como Citar

GUEDES-PINTO, Ana Lúcia; FONTANA, Roseli Aparecida Cação. Professorase estagiários - sujeitos de uma complexa e "velada" relação de ensinar e aprender1. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 12, n. 2-3, p. 141–151, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644001. Acesso em: 30 jun. 2024.

Resumo

Neste artigo relatamos nossa experiência junto aos alunos do curso de Pedagogia no que se refere ao processo de sua inserção no cotidiano escolar na condição de estagiários. Ancoradas no pensamento de Certeau & Bakhtin, procuramos, inicialmente, explicitar corno ternos entendido e discutido a inserção dos alunos - professores em formação - na dinâmica das práticas escolares. Outro aspecto que enfocamos relaciona-se à forma de registro dessa experiência. Nos relatórios de trabalho dos alunos, o gênero narrativo vai ganhando contornos, trazendo consigo as vivências e, nelas, os elementos que nos permitem refletir sobre suas trajetórias na dinâmica das relações de ensino da escola básica.

Abstract:

In this article we report our experience with pedagogy students regarding their insertion in the school environment as trainees. Based on Certeau & Bakhtin principIes, we try, first, to explain our view on the students inclusion - as would-be teachers - in the school dynamic practices. Another aspect that we focus is on the way they record this experience. In the students working report the narrative profile is shaped according to their experience, revelling the elements that allow us to make a reflection on their trajectory in the dynamic relationship of the learninglteaching process in the basic school.

Key-words: School practices. Teaching. Teacher's education

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Referências

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