Banner Portal
Assuntoscontrovertidosno ensinode Ciências: A ética na prática docente
PDF

Palavras-chave

Ensino de Ciências. Ética. Desenvolvimento moral. Assuntos controvertidos

Como Citar

RAZERA, Júlio César Castilho Razera. Assuntoscontrovertidosno ensinode Ciências: A ética na prática docente. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 12, n. 1, p. 94–109, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644013. Acesso em: 24 abr. 2024.

Resumo

A pesquisa referida neste artigo teve objetivo de verificar as atitudes que configuram o ensino deBiologia nas controvérsias entre evolucionismo e criacionismo, com respectivas implicações ao processo de desenvolvimento moral dos alunos. Os discursos dos professores foram tratados com recursos metodológicos da semiótica e da técnica de análise de asserção avaliativa. No aspecto geral, asrepresentações mostraram elementos sintáticos de atitudes benéficas à autonomia moral. Por outro lado, a ausência de determinadas percepções éticas, subjacentesa contextos fora do eixo ciência-religião,apresentou-se como contribuição negativa a um processo educacional mais progressista em relação à ética.

Abstract:

The main purpose of this research was to verify the teacher's anitudes related to the controversal originated between evolutionism and creationism and the pedagogical implications which could bring to the moral development of the involved in the processo Using the semiotic as a resource to analyse High School biology teachers' discourses, subjects of research, were beneficial to students' moral autonomy, even when contrary to the teachers' position. The anitudes pedormed in me discourses still show disapproval to teachers that inhibit the students moral development processo However, the absence of some ethical perceptions, shows traces left by the past educationallines and defects in teaching formation, contributing negatively to the students' moral development processo

Descriptors: Science Education. Ethics. Moral development. Controversial subjects

PDF

Referências

Bardin, L. (1977). Análise de conteúdo.Lisboa (portugal): Edições 70.

Bicudo, M. A. V. (1982). Fundamentoséticosdaeducação.São Paulo: Autores Associados I Cortez.

Bizzo,N. M.V.(1988).A biologianumaperspectivahistórica:o darwinismoemquestão.ln: São Paulo, Secretaria de Estado da Educação. Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas. Ensino de bi%gÜz:dosjÜntkvnentos àprática. S~o Paulo: SEI CENP, v. 1, pp. 27-33.

Chauí, M. (1997). Convite àftlosqfta. 8.ed. São Paulo: Atica.

Fiorin, J.L: (1996). Elementos deanálisedo discurso.São Paulo: Contexto.

F ourez, G. (1995). A construção da ciências - introdução àfilosifia e à ética das ciências. São Paulo: Editora da UNESP, pp.271-272.

Freire-Maia, N. (1997a).A ciênciapor dentro.4 ed., Petrópolis: Vozes.

.(1997b). O que é ciência. In: Cadernosdo IFAN, n. 16, Bragança Paulista: EDUSF, pp.51-87.

Fullick, P. e Ratcliffe, M. (1996). Teachingethicalaspectsof science-science,ethicsand education project.Southampton UK: The Basset Press, pp.121-123.

Futuyma, D. J. (1993).Biologiaevolutiva.Ribeirão Preto SP: Sociedade Brasileira de Genética CNPq.

Gibson, L. J. (1990). Origem da vida desafia a ciência. In: Jornalda Cidade,Bauru (São Paulo), 13mai, pA6.

Gould, S.J. (1999).Dorothy, it's really Oz - apro-creationist decision in Kansasis more than a blow against Darwin. In: Time,v. 154, n.8, pA1.

Hegenberg, L. (1969). Explicaçõescientijicas. São Paulo: HerderlEdusp.

Jornal da Ciência. (1999). São Paulo: SBPC - Sociedade Brasileira Para o Progresso da Ciência, ano 14, n. 420,10 set, p.1.

Kennedy, E. (1999). Dinossauros: um dilúvio explicaria o fim. In: JornaldaCidade,Bauru (São Paulo), 16 ago, p.25.

Kohlberg, L. (1992). PsicologiadeIdesarrollomoraLBilbao (Espanha): Editorial Desclée de Brauwer S.A.

Lambert, W. W. e Lambert, W. E. (1966). Psicologiasocial-cursodepsicologiamoderna.Rio de Janeiro: Zahar.

LaTaille,Y. (1998).,Prefácio àediçãobrasileira. In: Puig, J. M. A construçãodapersonalidade moraLSão Paulo: Atica.

Lemonick, M. D. e Dorfman, A. (1999).Despite the protests of creationists. In: Time,v.154, n.8.

Lewis,J. L. (1986). Ethics in the classroom. In: Frazer, M.]., Kornhauser, A. Ethicsand socialresponsabili!Jin scienceeducation.United Kingdom: Pergarpon Press, v.2, pp. 145-147.

Lima, C. P. (1993). Evolução biológica - controvérsias. São Paulo: Atica, 2 a ed., 92p.

Ministério da Educação e do Desporto. (1995). ParâmetrosCurricularesNacionais - Convívio Social e Ética.

Moreno, M. (1998).Temas transversais: um ensino voltado para o futuro. In: ~usquets, M. D.

(et al). Temastransversaisemeducação:basespara umaformaçãointeg;"aLSãoPaulo: Atica, pp. 19-59.

Piaget,J. (1996). Para ondevaiaeducação?Rio de Janeiro: José Olyrppio.

Puig, J. M. (1998). A construçãodapersonalidade moral. São Paulo: A tica.

Razera, J. c. C. (1996). Compreensão e uso da atual proposta curricularde biologiana redepública do Estado de São Paulo: uma avaliaçãopreliminar realizada na regiãoda Delegacia de Ensino de Bauru. Faculdade de Ciências, UNESP, Bauru, 76p. (Monografia de Especialização).

São Paulo (1992). Secretaria de Estado da Educação. Coordenadoria de Estudo e Normas Pedagógicas. Proposta curricularpara o ensino de biologia - 2°grau. 3aed. São Paulo: SEI CENP, pp.22-23.

Stebbins, G. L. (1974). Processosdeevoluçãorgânica.Rio de Janeiro: Edusp Thomas, J. D. (1984). RaZão,ciênciaefé.São Paulo: Vida Cristã.

Vasconcelos, C. S. (1996). Relação professor-aluno. In: PrqjetodeEducaçãoContinuada-A escola pública e suas relações humano-sociais e educacionais - módulo1.Bauru: SEE/UNESP / Fundunesp, pp.53-58.

Vier, F . (coordenador geral) (1971). CompêndiodoVaticano11- constituições, decretosedeclarações.

aed.Petrópolis: Vozes,p.173. I Vicenti, L. (1994). Educàção e liberdade -Kant eFichte;tradução de Elcio Fernandes. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista.

Watch T ower Bible and T ract Society. (1985). A vida-qualsuaorigem?a evoluçãouacriação? Pennsylvania.

Proposições utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.