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Leituras na mediação escolar em aulas de Ciências: A fotossíntese em textos originaisde cientistas 1
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Palavras-chave

Ensino da Ciência. Leitura. Condições de produção. Fotossíntese

Como Citar

SOUZA, Suzani Cossiani; ALMEIDA, Maria José P.M. Leituras na mediação escolar em aulas de Ciências: A fotossíntese em textos originaisde cientistas 1. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 12, n. 1, p. 110–125, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644014. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Fizemos uma síntese de um programa de pesquisa, voltadas para a leitura e as representações do professor no ensino da ciência. Este programa supõe a necessidade de transformações radicais no ensino fundamental e médio e tem entre os seus principais referenciais a análise de discurso na linha francesa, com destaque para o apoI1e da noção de condições de produção e de aspectos relacionados à memória e à ideologia. E apresentado um estudo com estudantes de 8a. série do ensino fundamental sobre o funcionamento da leitura de originais de cientistas que pensaram a fotossíntese. A leitura entendida como atividade cultural foi pensada tendo o fato de ser próprio da linguagem a multiplicidade de sentidos, e também a repetição e os deslocamentos ocorridos na leitura. São apresentados gestosde interpretação considerados importantes no processo de mediação escolar da ciência.

Abstract:

We did a synthesis of a research program, about reading and the teacher's representations in science education. This program presumes there is a necessity of radical transformations in Middle and High School, that has among its frames of reference French discourse analysis with emphasis on the idea of production conditions and of aspectsrelated to memory and ideology. A study of reading functioning of original photosynthesis texts by scientists was made with students in Middle School (8thgrade). The reading understood to be a cultural activity was thought to be having its own languagewith multiple meanings, also the repetition and displacement occurred during the reading. We presented reading "gestures" considered important in the process of mediation in science education.

Descriptors: Science teaching. Reading. Production condition. Photosynthesis

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