Banner Portal
Políticaspara a educação superiorno Cone Sul: Do autoritarismoao neoliberalismo
PDF

Palavras-chave

Educação superior. Autoritarismo. Neoliberalismo

Como Citar

RIBEIRO, Maria das Graças M. Políticaspara a educação superiorno Cone Sul: Do autoritarismoao neoliberalismo. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 11, n. 3, p. 55–65, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644024. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

O trabalho procura abordar comparativamente a educação superior em três países da América Latina, detendo-se especialmente nas relações entre estado e universidade. A hipótese que o orienta é a de que tais relações, nitidamente distintas, no Brasil, na Argentina e no Chile, durante o período das ditaduras militares, tendem a apresentar grande semelhança com o fim do autoritarismo.

Abstract:

This work tries to deal comparatively higher education in three latin american countries. It gives special attention to relations between state and university. The hyphotesis is that those relations were very differents in Brazil, Argentina and Chile under military dictatorships, but they tend to present similarity when the autoritarism ends.

Key-words: Education. University. Autoritarism

PDF

Referências

Aggio, A. (1996) A política chilena:Uma históriade modelose experiências.Coleção Documentos.

Série Teoria Política (27) São Paulo:IEA/USP.

Borõn, A. et. aI. (1995) Peronismoy menemismo.Buenos Aires: Ed. EI Cielo Por Asalto.

Bresser Pereira. L. C. (1997) "Estratégia e estrutura para um novo Estado" RevistadoServiçoPúblico, n° 1, pp. 5-22.

Brunner, J. J. (1981) "Modelo cultural y universidad en el autoritarismo". Educaçãoe Sociedade.São Paulo: CEDES, nO10, pp. 63-71.

Campbell,J. C. (1996)"Los cambios em Ia educación superior em Chile.Antecedentes y perspectivas".

In Catani, A. M. (org) Políticasde educaçãosuperiornaAméricaLatina no limiardo séculoXXI.

Recife: pp. 223-234.

(1996) "O processo de modernização da educação superior no Chile. 1981-1995". In: Catani, A. M. (org). Universidadena América Latina: Tendênciaseperspectivas.São Paulo: Cortez, pp. 71-89.

Cano, D. (1985) La educaciónsuperiorenIaArgentina.Buenos Aires: Grupo Editor Latinoamericano.

Catani, A. M. (1999). Palestra proferida na Universidade Estadual de Campinas em 19-08-99.

Cóx, C. (1993) "Políticas de educación superior en Chile.1970-1990. Generación y resultados". In Balán, J. et. aL Políticascomparadasde educaciónsuperiorenAméricaLatina. Santiago: FLACSO, pp. 285-339.

Cunha, L. A. (1988) A universidadereformanda.Rio de Janeiro: Francisco Alves.

. (1998) "Critérios de avaliaçãoe credenciamento do ensino superior: Brasil e Argentina". In Velloso,J. et.aLO ensinosuperiore o MercosuLBrasília: Garamond/UNESCO, pp. 17-51.

Krotsch, P.(1996) "O novo cenário da universidade argentina: o peso e os desafios do futuro". In Catani, A. M. (org) Universidadena América Latina: Tendênciase perspectivas.São Paulo: Cortez.

_ . (1997) "Govierno y educación superior en IaArgentina: La política pública en Ia coyuntura (1993-1996). In: Catani, A. M. (org) Políticasde educaçãosuperiorna América Latina no limiardo séculoXXI. Recife: pp. 195-213.

Marquina, M. (1996) "Neoliberalismo y universidad pública en Ia argentina actual". São Paulo, V SOLAR. (mimeo) yNosiglia. (1995) "Políticas universitarias en IaArgentina.1983-1995". Caxambu/ ANPED.

(mimeo) Moraes, Reginaldo C. (1996) "Limites e falhas da democracia: A teoria política do neoliberalismo econômico". São Paulo: Anais da 48a ReuniãoAnual da SBPC.

Paiva, V. Warde, M.J. (orgs) (1994) DilemasdoensinosuperiornaAméricaLatina. Campinas: Papirus.

Santibanez-H. G. (1996) En tornoa Ia universidady Ia cultura:Dei terrora ala servidumbre.Santiago: LOM Ediciones.

Proposições utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.