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Algumas implicações pedagógicas da escola de Vygotsky para a educação infantil
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Palavras-chave

Educação infantil
Diretrizes pedagógicas
Teoria histórico-cultural

Como Citar

MELLO, Suely Amaral. Algumas implicações pedagógicas da escola de Vygotsky para a educação infantil. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 10, n. 1, p. 16–27, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644097. Acesso em: 17 jul. 2024.

Resumo

O objetivo desse artigo é refletir sobre algumas contribuições da tecria histórico-cultural - no Brasil também conhecida como Escola de Vygotsky - para a educação das crianças pequenas. Por meio da compreensão materialista do desenvolvimento psíquico, ocorrem mudanças no papel da educação em relação a esse desenvolvimento, na perspectiva até recentemente vigente da relação entre aprendizagem e desenvolvimento e também na própria concepção de processo de conhecimento. Essas novas concepções trazem elementos essenciais para uma reflexão que objetive o estabelecimento de diretrizes pedagógicas para a educação em geral e para a educação das crianças pequenas especialmente, por intermédio de um novo olhar ao papel do educador, da ênfase no acesso das crianças à cultura acumulada historicamente, da nova concep- ção de atividade que envolve a participação ativa da criança no processo de conhecimento.

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