Resumo
O objetivo desse artigo é refletir sobre algumas contribuições da tecria histórico-cultural - no Brasil também conhecida como Escola de Vygotsky - para a educação das crianças pequenas. Por meio da compreensão materialista do desenvolvimento psíquico, ocorrem mudanças no papel da educação em relação a esse desenvolvimento, na perspectiva até recentemente vigente da relação entre aprendizagem e desenvolvimento e também na própria concepção de processo de conhecimento. Essas novas concepções trazem elementos essenciais para uma reflexão que objetive o estabelecimento de diretrizes pedagógicas para a educação em geral e para a educação das crianças pequenas especialmente, por intermédio de um novo olhar ao papel do educador, da ênfase no acesso das crianças à cultura acumulada historicamente, da nova concep- ção de atividade que envolve a participação ativa da criança no processo de conhecimento.
Referências
Davidov. V. e Shuare, M. (1987). La Psicologia Evolutiva e Pedagogica en Ia URSS. Moscou: Editorial Progresso.
Duarte. N. (1997). Educação Escolar, Teoria do Cotidiano e a Escola de Tjgots-9. Campi- nas: Editora Autores Associados.
Heller, A . (1977). Sociologia de Ia vida cotidiana. Barcelona: Ediciones Peninsula.
Leontiev, A. N. (1978a). O Desenvolvimento do Psiquismo. lisboa: livros Novos Horizontes.
Leontiev, A. N. (1978b). Actividad, Conciencia y Personalidad. Buenos Aires: Ed. Ciencias del Hombre.
Leontiev, A. N. (1988). Uma contribuição à teoria do desenvolvimento da psique infantil.111:L S.vygotsky. et al. Linguagem, Desenvolvimento e Aptendizagem. SãoPaulo: Ícone/Edusp.
Marx, K. (1962). Manuscritos Econômicos e Filosóficos. In: Fromm, E. O Conceito Marxista deHomem. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.
Marx, K. (1978).Elementos Fundamentales para Ia Critica de Ia Economia Política (Grundrisse). México: Siglo Veinteuno.
Saviani,D. (1991).Pedagogia Histórico-Crítica: Primeiras Aproximações. São Paulo: Cortez e Autores Associados.
Venguer,L (1987). Temas dePsicologia Pteescolar. Havana: Pueblo y Educacion.
Vygotsky, L. S. (1988). Aprendizagem e desenvolvimento intelectual na idade escolar. ln: L.S. Vygotskyet Linguagem, Desenvolvimento e Aprendizagem. SãoPaulo: Ícone/ Edusp.
Vygotsky, L. S. (1993). Obras Escogidas (v.II). Madri: Visor Distribuciones.
Vygotsky, L. S. (1995). Obras Escogidas (v.III). Madri: Visor Distribuciones.
Vygotsky, L. S. (1996). Obras Escogidas (v.IV). Madri: Visor Distribuciones.
Vygotsky, L. S. (1987).lmaginacion y el Arte en Ia lnfancia. México- D.F.: Hispanicas.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2016 Pro-Posições