Algumas implicações pedagógicas da Escola de Vygotsky para a educação infantil

  • Suely Amaral Mello Universidade Estadual Paulista
Palavras-chave: Educação infantil. Diretrizes pedagógicas. Teoria histórico-cultural

Resumo

O objetivo desse artigo é refletir sobre algumas contribuições da tecria histórico-cultural - no Brasil também conhecida como Escola de Vygotsky - para a educação das crianças pequenas. Por meio da compreensão materialista do desenvolvimento psíquico, ocorrem mudanças no papel da educação em relação a esse desenvolvimento, na perspectiva até recentemente vigente da relação entre aprendizagem e desenvolvimento e também na própria concepção de processo de conhecimento. Essas novas concepções trazem elementos essenciais para uma reflexão que objetive o estabelecimento de diretrizes pedagógicas para a educação em geral e para a educação das crianças pequenas especialmente, por intermédio de um novo olhar ao papel do educador, da ênfase no acesso das crianças à cultura acumulada historicamente, da nova concep- ção de atividade que envolve a participação ativa da criança no processo de conhecimento.

Abstract:

The main goal of this paper is to bring the main thesis developed by Vygotsky and researchers who worked with him to make a new approach to children education especially that developed in child care centers. The new materialistic approach of consciousness development permits a new comprehension of the relation between child development and learning, brings new emphasis on the educational process, and changes the point of view concerning the process of acquiring knowledge. These conceptions bring important contributions for setting new goals for child education, for thinking over the teacher's role and also establishing new possibilities for children in the centers.

Descrlptors: Early childhood education. Vygotsky's theory. Pedagogical directions

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Biografia do Autor

Suely Amaral Mello, Universidade Estadual Paulista
possui graduação em Letras Modernas pela Universidade Estadual Paulista (1975), mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1981) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1996). Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista /Unesp-câmpus de Marília. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria histórico-cultural, aquisição da escrita, relação teoria e prática, formação de professores e práticas educativas com crianças de 0 a 10 anos. É vice-líder do grupo de pesquisa "Implicações Pedagógicas da Teoria Histórico-Cultural" e coordenadora do Grupo de Estudos em Educação Infantil da Faculdade de Filosofia e Ciências, Unesp, Marília.

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Publicado
2016-03-10
Como Citar
Mello, S. A. (2016). Algumas implicações pedagógicas da Escola de Vygotsky para a educação infantil. Pro-Posições, 10(1), 16-27. Recuperado de https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644097
Seção
Artigos

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