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Educação e assistência: Direitosde uma mesma criança
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Palavras-chave

Creche. Pré-escola. Educação infantil. Política social. Mato Grosso do Sul

Como Citar

SILVA, Anamaria Santana. Educação e assistência: Direitosde uma mesma criança. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 10, n. 1, p. 40–53, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644099. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

O presente artigo discute a questão do direito à educação das crianças de Oa 6 anos de idade e a necessidade de que estes direitos se transformem em políticas sociais públicas. Analisa o caso das políticas de educação infantil implementadas pelo governo do estado de Mato Grosso do Sul, durante a década de 80, relacionando-as com o contexto da redemocratização em curso no país naquele momento histórico. Apresenta, discute e avalia os principais projetos e programas de creches e pré-escolas desenvolvidos e implementados pelo executivo estadual sul-matogrossense. Procura avaliar os avanços e retrocessos ocorridos na política de educação infantil no período.

Abstract:

This present article discusses the right to early childhood educationand child care (welfare) for 0-6 year-old-children and the need to transform thOisright to a public child policy. Ir analyses the policy of Early childhood education implemented by the governament of Mato Grosso do Sul in the decade of the 80s, connecting their education policy with the process re-democratization which was in course in the country. It presents and examines the main policies and programs for early childhood education developed and implemented by the executive state of Mato Grosso do Sul -the advances and drawbacks in that period.

Descriptors: Day care center, preschool, early childhood education, social policy, Mato Grosso do Sul

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