Banner Portal
o Espaço e o tempo no Jardim de infância
PDF

Palavras-chave

Pré-escola. Jardim de infância. Educação infantil. Espaço escolar

Como Citar

CARDONA, Maria João. o Espaço e o tempo no Jardim de infância. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 10, n. 1, p. 132–138, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644105. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Será apresentada a síntese de um trabalho de investigação realizado em salas da rede pública de educação de infância do Ministério da Educação de Portugal. Partindo-se . do estudo da organização do espaço e do tempo das salas de atividades, pretendeu-se chegar a uma maior compreensão das práticas educativas do Jardim de infância, assim como a uma melhor percepção de algumas das dificuldades com que se confrontam os educadores em relação à organização do seu trabalho. Foi também objetivo deste estudo a construção de instrumentos de observação, para a caracterização das práticas desenvolvidas na educa- ção pré-escolar.

Abstract:

The purpose of this paper is to present a synthesis of the research in public classes of early childhood education of the Ministry of Education of Portugal. Through the organization of the school space and the school time study we intended to increase our knowledge about the education practices in the kindergarten and about the problems of the educators with the school space organization. It was also the aim of this research to construct observation instruments for the preschool practices.

Descriptors: Preschool. Kindergarten. Early childhood education. School space

PDF

Referências

Bronfenbrenner, U. (1981). L'écologie expérimentale de l'éducation. In: Beaudot, A., et aI.(org.).Sociologiede I'écolepour une ana(yse de I'établissement scolaire.Paris:Dunod, pp.21-49.

Dutilleul, M.; Gilabert, H. e Saussois,N. (1988). Les enfants de 4 à 6 ans à I'école maternelle. Paris: Armand-Colin Bourrelier.

Estrela, A. (1990). Dos modelos de formação de professores ao Projecto FOCO. In: Formação deprofessorespor competências-ProjectoFOCO. Lisboa: Gulbenkian, pp.11-31.

Hall, E. Q984).La dance de Ia vie. Temps culturel, temps vécu.Paris: Seul.

Hohmann, M.; Banet, B. e Weikart, D. (1984). A criança em acção.Lisboa: Gulbenkian.

Lurçat, L. (1976). Uma escolapré-primária. Lisboa: Livros Horizonte.

Sanchez, A. (1986). Organization dei aula. In: Enciclopedia de Ia educacion preescolar, vol.

Madrid: DiagonaíjSantiilana, pp. 355-74.

Silva, M. (1990).Uma experiênciano âmbito da formação de educadoresde infância. In: Formaçãode P1Ofessorespor Competências-ProjectoFOCO. Usboa:Gulbenkian,pp. 47-77.

Sylva,P.;Roy, C. e Painter, M. (1980). Childwatching at playgroup in the nursery school.

London: Grant Mclntyre.

Smith, P. e Connoly, Y. (1980). The ecology of preeschool behaviour. London: Cambridge Uno Press.

Proposições utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.