Banner Portal
Interdisciplinaridade e Matemática
PDF

Palavras-chave

Interdisciplinaridade. Abordagem interdisciplinar. Transdisciplinaridade. Interdisciplinaridade Matemática. Matemática

Como Citar

MACHADO, N. J. Interdisciplinaridade e Matemática. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 4, n. 1, p. 24–34, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644380. Acesso em: 4 mar. 2024.

Resumo

Em tempos recentes, inesumo terdisciplinaridade tem sido uma palavra-chave na discussão da forma de organização do trabalho escolar ou acadêmico. Existem, no entanto, dificuldades renitentes que explicam em' parte resultados tão pouco expressivos na ação docente. No texto, são examinados alguns desses obstáculos, destacando-se a desconsideração sobre o fato de que toda organização disciplinar é resultante de uma reflexão mais abrangente, de natureza epistemológica, no interior de uma sistematização filosófica que prefigura, em grandes linhas, o tom e a cor de cada componente curricular. O lugar de destaque que ocupa em todas as sistematizações desse tipo confere à Matemática uma importância espe- cial no tratamento do tema.

Abstract

The interdiSClplinaryapproach has been constantly presented as a desirable pattem in the discussion of academic research or school organization. However, there are persistent difficulties which can partially explain such inexpressive results in the teachingpractice. In this paper some ofthese obstades are examined, especially the fact sometimes forgotten that all disciplinary organization results from a philosophical system, and this generally determines the main characteristics of the curricular components. The relevant place occupied by mathematics in every philosophical system suggests that this discipline has an important role to play in discussing the interdisciplinary approach.

Descriptors: Interdisciplinary approach, interdisciplinarity, transdisciplinary approach, interdisciplinarity.

PDF

Referências

BARTHES, R. o Rumor da L(ngua. São Paulo, Brasiliense, 1988.

CARVALHO,AD. Epistemologia das Ciências da Educação. Porto, Afrontamento, 1976.

COMTE, A Discurso sobre o Esp(rito Positivo. Porto Alegre, Globo/EDUSP, 1976.

DESCARTES, R. Discurso sobre o Método. São Paulo, Hemus, 1978.

GUSDORF, G. Para uma pesquisa interdisciplinar. In: Diógenes Antologia, Brasília, Editora da UnB, 1984, v. 7.

PIAGET, J. lntroducción a Ia Epistemolog(a Genética. Buenos Aires, Paidós, 1978, 3 v.

PIATELLI-PALMARINI, M. Teorias da Linguagem/Teorias da Aprendizagem. São Paulo, Cultrix/EDUSP, 1983.

SERRES, M. A Comunicação. Porto, Rés, s.d.

Proposições utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.