Banner Portal
Apresentação
Remoto

Como Citar

FERRARI, Anderson. Apresentação. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 27, n. 1, p. 13–17, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8645895. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

As temáticas apresentadas no conjunto de artigos deste dossiê são frutos de estudos e discussões que vêm sendo produzidos de forma interdisciplinar e interinstitucional sobre relações de gênero e sexualidades por um grupo de pesquisadores e pesquisadoras de diferentes instituições: Universidade de São Paulo, Universidade Federal de Lavras, Universidade Federal de Juiz de Fora, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia e Faculdade de Americana. Aproveitamos a oportunidade desta publicação e convidamos pesquisadores da Universidade do Novo México para o estabelecimento de diálogos e reflexões sobre as temáticas a que nos temos dedicado e que são aqui apresentadas. Nosso objetivo é contribuir para problematizar temas pulsantes que ainda permanecem marginais no âmbito da educação, a partir de teorizações da perspectiva pós- -estruturalista e, principalmente, das contribuições dos Estudos Feministas, de Gênero, Culturais, Gays e Lésbicos e da Teoria Queer. Para isso nos interessa um olhar mais questionador para os aparatos culturais, também entendidos como textos culturais, ou seja, filmes, obras literárias, peças publicitárias, propagandas, TV, músicas, quadros, ilustrações, livros didáticos, leis, manuais, peças de museu, vestuário, vídeos. Aparatos que dizem coisas sobre si e sobre o contexto em que são produzidos, que transmitem significados repletos de sentidos, enunciados e discursos, resultando naquilo que é tomado como “verdade”.
Remoto

Referências

Bachelard, G. (2003). A poética do espaço. São Paulo: Martins Fontes.

Gallo, S. (2009). Entre Édipos e o Anti- Édipo: estratégias para uma vida não-fascista. In M. Rago, & A. VeigaNeto, Para uma vida não-fascista.

Belo Horizonte: Autêntica.

Larrosa, J. (2003). Pedagogia profana: danças, piruetas e mascaradas (A.

Veiga-Neto, trad., 4a ed.). Belo Horizonte: Autêntica.

Maffesoli, M. (1985). A sombra de Dionísio. Contribuição a uma sociologia da orgia. (A. R. Trinta, trad.). Rio de Janeiro: Graal Mèlich, J.-C. (2001). A palavra múltipla: por uma educação (po)ética. In J. Larrosa, & C. Skliar (Orgs.), Habitantes de Babel – políticas e poéticas da diferença (S. G. da Veiga, trad.). Belo Horizonte: Autêntica.

Teixeira, M. C. S., & Araújo, A. F.

(2011). Gilbert Durand: imaginário e educação. Niterói: Intertexto.

Veiga-Neto, A. (2012, maio/agosto).

É preciso ir aos porões. Revista Brasileira de Educação, 17(50), 267- 282.

Proposições utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.