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Literatura infantil e pedagogia: tendências e enfoques na produção acadêmica contemporânea
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Palavras-chave

Literatura infantil. Leitura literária. Pedagogia. Escolarização da literatura. Prazer literário.

Como Citar

KIRCHOF, Edgar Roberto Roberto; BONIN, Iara Tatiana. Literatura infantil e pedagogia: tendências e enfoques na produção acadêmica contemporânea. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 27, n. 2, p. 21–46, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8647204. Acesso em: 18 jun. 2024.

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar uma revisão do campo de estudos que articula literatura infantil e pedagogia, com base na análise de 69 artigos publicados em três revistas que focalizam a literatura infantil no Brasil: Leitura: Teoria & Prática; Tigre Albino; Revista Emília. As análises buscam evidenciar as principais questões levantadas, nesses periódicos, no que tange às dimensões pedagógicas da literatura infantil. Antes dos resultados das análises, contudo, o artigo apresenta uma breve retrospectiva histórica das principais questões envolvendo literatura infantil e pedagogia. Os resultados das análises permitiram concluir que a maior parte dos artigos enfatiza a importância da literatura para a formação do sujeito, trazendo propostas e sugestões para que sejam salvaguardadas as dimensões lúdica e artístico-literária da literatura infantil na escola e em outros espaços de formação.
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