Banner Portal
Ecos da poesia no leitor mirim
PDF

Palavras-chave

Mediação cultural. Literatura infantil. Leitura

Como Citar

RAMOS, Flávia Brocchetto; MARANGONI, Marli Cristina Tasca. Ecos da poesia no leitor mirim. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 27, n. 2, p. 67–92, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8647206. Acesso em: 24 abr. 2024.

Resumo

Este artigo relata, a partir de pesquisa empírica, como estudantes de 4° ano do Ensino Fundamental configuram o poético, por meio do estudo orientado de poemas veiculados em obras selecionadas pelo Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE). Parte de investigação maior, o artigo propõe procedimentos mediadores para o poema “O eco”, de Cecília Meireles, problematizando o letramento poético. A investigação apoia-se principalmente em Huizinga e Kirinus. O problema posto justifica-se em virtude de a formação de leitores ser um desafio para o âmbito educacional e para a criação e a manutenção de políticas públicas. O artigo contribui para apresentar possibilidade de inserção escolar do acervo do PNBE e aponta caminhos para o desenvolvimento do poético, que tende a ser pouco explorado na escola.
PDF

Referências

Andrade, C. D. de. (2004). Procura da poesia. In C. D. de Andrade, Antologia poética (53.a ed., organizada pelo autor). Rio de Janeiro: Record.

Ariès, P. (1981). História social da criança e da família (2a ed., D. Flaksman, trad.). Rio de Janeiro: LTC.

Barros, M. (1990). Gramática expositiva do chão: poesia quase toda. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.

Barros, M. (2010). Menino do mato. São Paulo: Leya.

Bordini, M. da G., & Aguiar, V. T. (1988). Literatura: a formação do leitor. Porto Alegre: Mercado Aberto.

Brasil. (2009). FNDE. Programa Nacional Biblioteca da Escola: PNBE. Edital PNBE 2010. Brasília, DF. Recuperado em 23 julho de 2014, de

http://www.fnde.gov.br/index.php/programas-biblioteca-da-escola

Buarque, C. (1993). João e Maria. In: C. Buarque, Perfil (um disco sonoro). Manaus: Universal Music.

Camargo, D. (2007). Brincriar (Joãocaré, ilustr.). Porto Alegre: Projeto.

Franco, M. A. S. (2005). Pedagogia da Pesquisa-Ação. Educação e Pesquisa, 31 (4), 483-502. Recuperado em 12 agosto de 2014, de http://www.scielo.br/pdf/ep/v31n3/a11v31n3.pdf

Huizinga, J. (2000). Homo ludens: o jogo como elemento da cultura (4a ed.). São Paulo: Perspectiva.

Jauss, H. R. (1979). A estética da recepção: colocações gerais. In H. R. Jauss et al., A literatura e o leitor: textos de estética da recepção (Luiz Costa Lima, coord. e trad., pp. 43-61). Rio de Janeiro: Paz e Terra.

Kirinus, G. (2011). Synthomas de poesia na infância. São Paulo: Paulinas.

Marangoni, M. C. T. (2015). Brincadências com a poesia infantil: um quintal para o letramento poético. Tese de doutorado, Programa de Pós-Graduação em Letras, Cultura e Regionalidade (UCS/PPGlet/UCS) e Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL/UniRitter), Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, Brasil.

Meireles, C. (2002). O eco. In C. Meireles, Ou isto ou aquilo (6a ed., Thais Linhares, ilustr.). Rio de Janeiro: Nova Fronteira.

Murray, R. (1999). Receita de acordar palavras. In R. Murray, Receitas de olhar (Elvira Vigna, ilustr. 3a ed.). São Paulo: FTD.

Palavra Cantada. (2005). Eco. In Palavra Cantada, Pé com pé (dois discos sonoros, Sandra Peres e Paulo Tatit, prod.). São Paulo: MCD.

Saramago, J. (1982). Memorial do convento. Lisboa: Caminho.

Thiollent, M. (2004). Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez.

Proposições utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.