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Política de leitura na Educação Infantil: da gestão ao leitor
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Palavras-chave

Política de leitura. Gestão. Educação infantil.

Como Citar

AMARILHA, Marly; SILVA, Sayonara Fernandes da. Política de leitura na Educação Infantil: da gestão ao leitor. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 27, n. 2, p. 93–114, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8647207. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Este artigo tem como objetivo investigar política de implantação, na Educação Infantil, do Programa Nacional Biblioteca da Escola – PNBE. Adotando uma abordagem quanti-qualitativa, analisa-se o percurso do acervo de livros da gestão até o leitor. O corpus é constituído de 21 Centros Municipais de Educação Infantil da Rede de Ensino de Natal-RN, Brasil, de um universo de 69. Dados derivam de entrevista semiestruturada com gestores da Secretaria Municipal de Educação. Resultados indicam que a política descentralizadora de gestão do programa descompromete os atores de responsabilidade em sua implantação. Assim, a despeito de grande investimento, leitores, em rito iniciático, passam fome de leitura, ilhados por caixas de tesouros fechadas.
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