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Apelo ao consenso e impossibilidades da retórica: o caso do XI governo constitucional português
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Palavras-chave

Consenso. Discurso pedagógico oficial. Política educativa. Retórica.

Como Citar

LOPO, Teresa Teixeira. Apelo ao consenso e impossibilidades da retórica: o caso do XI governo constitucional português. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 27, n. 2, p. 203–220, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8647239. Acesso em: 6 jul. 2024.

Resumo

Neste artigo analisa-se como se formulou o apelo ao consenso no discurso pedagógico oficial do XI governo constitucional português, considerando os valores orientadores do processo de decisão e as crenças associadas ao impacto da política educativa e os seus resultados, em termos dos consensos alcançados na relação com os partidos políticos com representação parlamentar. Verificou-se ter sido uma construção retórica feliz do discurso, a desencadear, para além da concordância naturalmente pressuposta como consenso de base com o partido que apoiava parlamentarmente o governo, uma disposição para a ação dos outros partidos políticos com representação parlamentar. Tratou-se, contudo, de um consenso possibilitado pela ambivalência característica entre a convicção e a persuasão que se associa a qualquer consenso obtido por meios retóricos e não de decisões de motivação racional originadas por um discurso pedagógico oficial convincente.
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