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“Actos que a decência manda calar”: aspectos da relação entre escola, magistério e sexualidade no século XIX
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Palavras-chave

Escola. Magistério e sexualidade no século XIX

Como Citar

PASCHE, Aline de Morais Limeira; NASCIMENTO, Fátima Aparecida do. “Actos que a decência manda calar”: aspectos da relação entre escola, magistério e sexualidade no século XIX. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 27, n. 3, p. 179–200, 2017. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8648305. Acesso em: 4 maio. 2024.

Resumo

Estudos apontam que a escolarização no século XIX foi marcada por experiências diversificadas, como o enfrentamento de desafios resultantes da atuação de professores, das relações estabelecidas entre eles e seus alunos, do espaço físico em que se realizava o ensino e dos princípios morais e culturais defendidos naquele tempo. Com base em documentos oficiais da Instrução na capital do Império Brasileiro, este artigo procurou refletir acerca de algumas experiências vividas nos espaços escolares, relacionadas a princípios morais, sexualidade e magistério. Desta feita, foram analisados os procedimentos arrolados na apuração de supostos crimes, as autoridades envolvidas e as legislações em vigor. Considerando o protagonismo dos docentes, o estudo propôs refletir acerca daquilo que se entendia como modelo ideal do magistério e, da mesma forma, sinalizar para importância de maior alargamento dos temas e dos interesses da historiografia da educação.
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