Banner Portal
Um olhar sobre desafios da gestão didático-pedagógica no ensino superior
PDF

Palavras-chave

Educação superior. Gestão no ensino superior. Projeto pedagógico.

Como Citar

AGUIAR, Maria da Conceição Carrilho de. Um olhar sobre desafios da gestão didático-pedagógica no ensino superior. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 27, n. 3, p. 221–236, 2017. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8648307. Acesso em: 7 maio. 2024.

Resumo

Tratar da gestão na Educação Superior remete a considerar princípios que vêm fundamentando políticas no âmbito da relação de indissociabilidade institucionalpedagógica nesse nível de ensino. Nessa direção, o presente texto versa sobre a possibilidade de um lugar de ensino sistematizado que leve em conta questões de ordem didático-pedagógica na gestão no Ensino Superior, refletindo sobre a relação institucional-pedagógica nesse cenário. O estudo tem como foco a compreensão de que uma gestão democrática se concretiza a partir das tensões e dos conflitos presentes no cotidiano. Por um lado, a gestão nesse contexto evidencia demandas apresentadas aos docentes que atuam no setor público, decorrentes de exigências dos processos avaliativos que trazem como consequência ações de produtividade as quais vêm acarretando a intensificação do trabalho docente. E, por outro lado, ela indicia possibilidades de alargar uma atuação colegiada nos processos decisórios dos rumos da gestão no Ensino Superior.
PDF

Referências

Bazzo, V. L.(2005). Uma experiência de formação para professores do ensino superior. UFSC, Santa Catarina. Reunião Anual da ANPED - GT 11: Política de Educação Superior, GT 11, 01-18.

Behrens, M. A. (2005). O paradigma emergente e a prática pedagógica. Petrópolis: Vozes.

Bordignon, G., & Gracindo, R. V. (2001). Gestão da educação: o município e a escola. In N. Ferreira, & M. A. Aguiar. (Orgs.), Gestão da educação: impasses, perspectivas e compromissos (3a ed.). São Paulo: Cortez.

Carneiro, M. H. da S. (2010). Trabalho docente e saberes experienciais. In I. P. A. Veiga, & C. M. Q. Q. Viana. (Orgs.), Docentes para educação superior: processos formativos (pp. 101-113). Campinas: Papirus.

Casagrande, R. (2011). A avaliação institucional voltada às perspectivas estratégicas da instituição. In Colombo, S & Rodrigues. G (Orgs.), Desafios da gestão universitária contemporânea (pp.219-243). Porto Alegre: Artmed.

Cunha, M. I. (1998). O professor universitário na transição de paradigmas. Araraquara: JM.

Dias, A. M. I. (2010). Leitura e (auto)formação: caminhos percorridos por docentes na educação superior. In I. P. Veiga, & C. M. Q. Q. Viana (Orgs.), Docentes para educação superior: processos formativos (pp. 71-100). Campinas: Papirus.

Kanan, L. A., & Zanelli, J. C. (2011). Envolvimento de docentes-gestores com o trabalho no contexto universitário. Psicologia & Sociedade, 23(1), 56-65.

Leite, C., & Silva, D. (1991). O desenvolvimento curricular no quadro das ciências da educação – gênese e estatuto. In Actas do 1º Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Porto, Portugal.

Lopes Filho, J. (1992, julho/dezembro). A gestão compartilhada na escola. Revista Brasileira de Administração Educacional, 8(2), 8-33.

Luckesi, C.C. (2011). Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições (22a ed.). São Paulo: Cortez.

Maltez, J. A. (2003). Globalização: os novos ventos da história. Kulonga, 2, 93-100

Morin, P. (1997). A arte do gestor: da Babilônia à internet. Lisboa: Instituto Piaget.

Nosella, P. (2010). A escola e a cultura do desempenho. In Angela. Dalben, Julio. Diniz, Leiva. Leal, & Luciola. Santos. Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente (pp.37-56, Coleção Didática e Prática de Ensino). Belo Horizonte: Autêntica.

Paro, V. H. (1998). Gestão democrática da escola pública (2a ed.). São Paulo: Cortez.

Rámirez, G. (2011). Ensino Superior no mundo. In Colombo. S & Rodrigues. G (Orgs.), Desafios da gestão universitária contemporânea (pp.23-42). Porto Alegre: Artmed.

Ramos, K. M. da C. (2010). Reconfigurar a profissionalidade docente universitária: um olhar sobre ações de atualização pedagógico-didática. Porto: Porto Editorial.

Sander, B. (2005). Políticas públicas e gestão democrática da educação. Brasília: Liber Livro.

Sousa, A. M. C. de. (2011). Gestão acadêmica atual. In Colombo. S., & Rodrigues. G (Orgs.), Desafios da gestão universitária contemporânea (pp. 97- 110). Porto Alegre: Artmed.

Veiga, I.P. A. (Org.). (1996). Projeto político da escola: uma construção possível (2a ed.). Campinas: Papirus.

Zabalza, M. (2007). O ensino universitário, seu cenário e seus protagonistas. Porto Alegre: Artmed

Proposições utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.