Apresentação do Dossiê: Homeschooling e o Direito à Educação

Autores

  • Luciane Muniz Ribeiro Barbosa Universidade Estadual de Campinas
  • Romualdo Luiz Portela de Oliveira Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Apresentação

Resumo

A educação domiciliar ou homeschooling, hoje, é a opção de escolarização de mais de dois milhões de norte-americanos. Seus praticantes se opõem ao entendimento de que a educação compulsória se efetiva apenas sob a forma de educação escolar. Ainda que isso represente aproximadamente 4% dos estudantes norte-americanos, como revela um dos autores que contribuiu para este Dossiê, longe está de representar um fenômeno de massa.

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Biografia do Autor

Luciane Muniz Ribeiro Barbosa, Universidade Estadual de Campinas

Possui graduação em Pedagogia (2004), Mestrado em Educação (2007) e Doutorado em Educação (2013), realizados na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Atualmente é professora da Faculdade de Educação da Unicamp, no Departamento de Políticas, Administração e Sistemas Educacionais (DEPASE).

Romualdo Luiz Portela de Oliveira, Universidade de São Paulo

Possui graduação em Matemática-Licenciatura (1982), mestrado em Educação (1990), doutorado em Educação (1995) e Livre Docência, em 2006, todos realizados na Universidade de São Paulo. Realizou estágio de pós-doutoramento na Universidade de Cornell (1996-7).

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Publicado

2017-09-11

Como Citar

BARBOSA, L. M. R.; OLIVEIRA, R. L. P. de. Apresentação do Dossiê: Homeschooling e o Direito à Educação. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 28, n. 2, p. 15–20, 2017. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8650302. Acesso em: 9 dez. 2021.

Edição

Seção

Apresentação

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