Banner Portal
A didática de Comênio: entre o método de ensino e a viva voz do professor
Remoto

Palavras-chave

Comenius
J. A. Psicanálise e educação. Escola. Ensino. Aprendizagem.

Como Citar

BATISTA, Douglas Emiliano. A didática de Comênio: entre o método de ensino e a viva voz do professor. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 28, p. 256–276, 2018. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8651842. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

Neste artigo – o qual aprofunda concepções defendidas em tese de doutorado na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo – analisa-se se na Didática Magna, de Comênio, há lugar para a enunciação do professor. Para Comênio, em princípio, o método de ensino governa tão minuciosamente as ações do professor que este desponta como um mero executor anônimo de um plano didático decidido de antemão por eruditos. Com base na Psicanálise e Educação e em suas concepções de sujeito, enunciação e implicação com o saber, procurou-se colocar à prova se a concepção aqui expressa é de fato absoluta na Didática. Tal expediente permitiu trazer à baila uma importante antinomia comeniana, a qual gira em torno da proeminência do método de ensino e da imprescindibilidade da viva voz do professor. A partir de tal antinomia se concluiu que na Didática há lugar para a enunciação do professor, e o mestre não é reduzido a um executor anônimo do método.
Remoto

Referências

Arendt, H. (2000). Entre o passado e o futuro. São Paulo: Perspectiva.

Cambi, F. (1999). História da pedagogia. São Paulo: Unesp.

Cauly, O. (1999). Comenius: o pai da pedagogia moderna. Lisboa: Instituto Piaget.

Comênio, J. A. (1966). Didáctica Magna: Tratado da arte universal de ensinar tudo a todos. Lisboa: Calouste Gulbenkian.

Gasparin, J. L. (1994). Comênio ou da arte de ensinar tudo a todos. São Paulo: Papirus.

Gomes, J. F. (1966). Introdução. In Comênio, Didáctica magna: tratado da arte universal de ensinar tudo a todos. Lisboa: Calouste Gulbenkian.

Hilsdorf, M. L. S. (2006). O aparecimento da escola moderna: uma história ilustrada. Belo Horizonte: Autêntica.

Lebrun, J. P. (2004). Um mundo sem limite: ensaio para uma clínica psicanalítica do social. Rio de Janeiro: Companhia de Freud.

Manacorda, M. (1992). História da Educação: da Antiguidade aos nossos dias. São Paulo: Cortez.

Narodowski, M. (2001). Infância e poder: conformação da pedagogia moderna. Bragança Paulista: Editora Universidade São Francisco.

Proposições utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.