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Pedagogização da literacy e alunos indígenas Guarani e Kaiowá de Dourados/MS
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Palavras-chave

Educação escolar indígena. Alunos indígenas. Alfabetismo. Pedagogização.

Como Citar

BRUNO, Marilda Moraes Garcia; SOUZA, Ilma Regina Castro Saramago de. Pedagogização da literacy e alunos indígenas Guarani e Kaiowá de Dourados/MS. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 29, n. 1, p. 37–53, 2018. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8652052. Acesso em: 30 jun. 2024.

Resumo

Este trabalho objetiva discutir, a partir das contribuições de Brian Street, a pedagogização da literacy1 que ocorre entre os indígenas Guarani e Kaiowá da cidade de Dourados, no Mato Grosso do Sul. De abordagem etnográfica, com base nos Estudos Culturais, os dados da pesquisa foram coletados utilizando o instrumento da observação, da entrevista com 10 professores e de um conjunto de atividades pedagógicas realizadas com 08 alunos indígenas, com idade entre 12 a 15 anos. Os resultados do estudo apontam que o domínio da leitura e da escrita, além do conhecimento dos códigos ocidentais, tem sido sinônimo de sucesso profissional e acadêmico. Embora os alunos indígenas tenham um conhecimento tradicional, reconhecido a partir das histórias do seu povo, o que tem sido valorizado na escola é o código da escrita, que, ao não ser dominado, gera estigmas e preconceitos.
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