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O lugar dos pertencimentos do escritor-adulto na reconstrução das memórias de infância
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Palavras-chave

Autobiografias. História da cultura escrita. História da infância.

Como Citar

GALVÃO, Ana Maria de Oliveira; NEIVA, Larissa Maria de Resende; JINZENJI, Mônica Yumi. O lugar dos pertencimentos do escritor-adulto na reconstrução das memórias de infância. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 29, n. 1, p. 192–213, 2018. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8652065. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

O artigo analisa os efeitos de diferentes pertencimentos do escritoradulto na reconstrução de suas memórias de infância. Utiliza como fontes principais seis autobiografias escritas por filhos de pais analfabetos ou com baixa escolaridade, nascidos na primeira metade do século XX, quatro deles em Minas Gerais, Brasil, e dois em Illinois, Estados Unidos. Verificou-se que os autores, ao considerarem a autobiografia como ensinamento, buscam estratégias para se legitimarem como exemplos de superação. Na escrita, elegem um pertencimento, como o socioeconômico e/ou o étnico-racial, como eixo para situar o lugar de onde falam, tornando-o o fio condutor das narrativas e da releitura de suas infâncias e trajetórias de vida.
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