Banner Portal
Enquadramentos das vidas não hétero em livros escolares de Sociologia
Acesso Remoto

Palavras-chave

Enquadramentos
LGBT
Livros escolares
Sociologia

Como Citar

MEDEIROS, Rosana de Oliveira. Enquadramentos das vidas não hétero em livros escolares de Sociologia. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 29, n. 2, p. 159–184, 2018. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8656340. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

Este artigo discute como as vidas não hétero são enquadradas nos livros de Sociologia de Ensino Médio do Programa Nacional do Livro Didático de 2015. Tais livros tratam de questões LGBT, diferentemente do que ocorre em grande parte dos livros didáticos, em que essas questões são silenciadas. Analisando a totalidade de livros de Sociologia aprovados pelo edital de 2015, o artigo apresenta enquadramentos regulares, em que se reconhece um campo de continuidades em uma mesma ordem discursiva, e enquadramentos descontínuos, que apresentam rupturas a essa ordem. De forma geral, os modos de abordar as vidas LGBT se situam em uma lógica outrificante que separa e distancia quem lê das vidas em debate. Os enquadres descontínuos são breves, mas apresentam uma abertura, uma diferença nos modos de apresentar as questões LGBT no conjunto das obras, indicando direções possíveis.

Acesso Remoto

Referências

Ahmed, S. (2006). Queer phenomenology. Durham and London: Duke University Press.

Albuquerque Junior, D. M. (2007). História: a arte de inventar o passado. Bauru: Edusc.

Benito, A. E. (2012, setembro/dezembro). El manual como texto. Pro-Posições, 23(3),33-50.

Bornstein, K. (1995). Gender outlaw: on men, women and the rest of us. New York: Vintage Books.

Brasil (2013). Edital de convocação para o processo de inscrição e avaliação de obras didáticas para o Programa Nacional do Livro Didático PNLD 2015. FNDE/MEC. Recuperado em 28 de outubro de 2015, de: http://www.fnde.gov.br/programas/livro-didatico/livro-didatico-editais.

Brasil (2014a). Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio. Recuperado em 15 de março de 2014, de http://portal.mec.gov.br/index.php? option=com_content&view =article&id=13608.

Brasil (2014b). Histórico. Recuperado em 15 de março de 2014, de http://www.fnde.gov.br/programas/livro-didatico/livro-didatico-apresentacao.

Butler, J. (2010). Marcos de guerra: las vidas lloradas. Buenos Aires: Paidós.

Ellsworth, E. (2001). Modos de endereçamento: uma coisa de cinema; uma coisa de educação também. In T. T. Silva, Nunca fomos humanos: nos rastros do sujeito (pp. 7-76). Belo Horizonte: Autêntica.

Eribon, D. (2008). Reflexões sobre a questão gay. Rio de Janeiro: Companhia de Freud.

Foucault, M. (2001). Os anormais: curso no Collège de France (1974-1975). São Paulo: Martins Fontes.

Foucault, M. (2002). Arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária.

Lionço, T., & Diniz, D. (2009). Homofobia & educação: um desafio ao silêncio. Brasília: Letras Livres: EdUnB.

Nichols, B. (2005). Introdução ao documentário. Campinas: Papirus.

Rose, N. (1998). Governando a alma: a formação do eu privado. In T. T. Silva (Org.), Liberdades reguladas, a pedagogia construtivista e outras formas de governo do eu (pp. 30-45). Rio de Janeiro: Vozes.

Veyne, P. (1998). Como se escreve a história e Foucault revoluciona a história (4a ed.). Brasília: Editora da Universidade de Brasília.

Araújo, S. M. de, Bridi, M. A., & Motim, B. L. (2013). Sociologia (1a ed.). São Paulo: Scipione.

Bomeny, H., Freire-Medeiros, B., Emerique, R. B., & O’Donnell, J. G. (2013). Tempos modernos, tempos de sociologia (2a ed.). São Paulo: Editora do Brasil.

Machado, I. J. de R., Amorim, H., & Barros, C. R. (2013). Sociologia hoje (1a ed.). São Paulo: Ática.

Oliveira, L. F. de, & Rocha, R. C. da C. (2013). Sociologia para jovens do século XXI (3a ed.). Rio de Janeiro: Imperial Novo Milênio.

Silva, A., Loureiro, B., Miranda, C., Ferreira, F., Aguiar, J. C., Ferreira, L. P., ... Pires, V. M. (2013). Sociologia em movimento, vários autores (1a ed.). São Paulo: Moderna.

Tomazi, N. D. (2013). Sociologia para o ensino médio (3a ed.). São Paulo: Saraiva.

Proposições utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.