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O ensino de literatura e a negatividade do literário
Acesso Remoto

Palavras-chave

Literatura
Ensino
Negatividade

Como Citar

CECHINEL, André. O ensino de literatura e a negatividade do literário. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 29, n. 2, p. 285–298, 2018. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8656349. Acesso em: 30 jun. 2024.

Resumo

Em contraste com os pressupostos teóricos “humanos” ou “pós-humanos” acerca da literatura e de seu lugar institucional, o presente ensaio propõe-se a estabelecer uma leitura “negativa” ou “improdutiva” do ensino literário. Para tanto, o texto divide-se em dois momentos fundamentais: primeiro, examina a temporalidade que a literatura exige, quando do contato efetivo com os objetos; a seguir, o ensaio volta-se para o processo de “saída de si” que a literatura inaugura, quando da entrega à especificidade dos artefatos. Em suma, defender uma leitura “negativa” da literatura não significa esvaziá-la de qualquer dimensão ética; pelo contrário, a “negatividade” do literário responde a uma tarefa política urgente para o tempo presente.

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