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Método DELPHI:
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Palavras-chave

Método Delphi
Metodologias de pesquisa
Educação
Revisão narrativa

Como Citar

MARQUES, Joana Brás Varanda; FREITAS, Denise de. Método DELPHI:: caracterização e potencialidades na pesquisa em educação. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 29, n. 2, p. 389–415, 2018. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8656355. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Este artigo apresenta e discute o método Delphi e suas aplicações em Educação. Trata-se de um método com grande potencial como ferramenta metodológica, amplamente usado em pesquisas de várias áreas do conhecimento, mas ainda pouco utilizado no Brasil. Parece, então, pertinente ampliar a discussão sobre suas potencialidades, de modo a subsidiar a sua utilização tanto nas pesquisas em Educação como no planejamento e na gestão educacional. Assim, por meio de uma revisão narrativa da literatura da área, pretende-se dar a conhecer suas características e pressupostos, bem como descrever seu processo de implementação e análise. Serão ainda discutidas as principais vantagens e desvantagens do método, descritas as aplicações mais comuns e apontadas as suas potencialidades nas pesquisas em Educação.

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