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Metodologia alternativa na construção de indicadores de eficiência para a avaliação de escolas
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Palavras-chave

Índice LOED
Avaliação de escolas
Análise envoltória de dados

Como Citar

MIRANDA, Antonio Carlos; MIRANDA, Eliana Cristina Martins. Metodologia alternativa na construção de indicadores de eficiência para a avaliação de escolas. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 29, n. 3, 2018. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8656411. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Este estudo teve como objetivo apresentar a construção de um indicador educacional que derivou das variáveis que compõem o fluxo do alunado na escola, utilizando a Análise Envoltória de Dados (DEA). O tratamento dos dados pela DEA possibilitou apurar as medidas de eficiência de cada unidade escolar e criar uma fronteira de referência interna para a rede municipal de ensino de Campinas. O princípio básico foi de obter pesos ideais para a contribuição de cada uma dessas variáveis na elaboração do indicador.

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