Resumo
Este artigo pretende discutir como os temas da individualidade, da liberdade e da educação se articulam no pensamento de Stirner. Começa-se por uma breve história da recepção de Stirner. Em seguida, analisam-se a subversão da dialética hegeliana e a crítica do humanismo ateu de Feuerbach e de Marx, que permanecem ligados à teologia cristã por divinizar a essência humana abstrata. Enfocam-se, a seguir, o nominalismo stirneriano e sua crítica de Deus, Estado, humanidade e sociedade como construções ideológicas que dominam o indivíduo concreto. Por fim, analisa-se a proposta de uma nova ética e uma nova educação, fundadas na singularidade do eu mortal e corporal.
Referências
Arvon, H. (1979). L´anarchisme au XXe. Siècle. Paris: PUF.
Basch, V. (1904). L´individualisme anarchiste: Max Stirner. Paris: Alcan.
Camus, A. (1996). O homem revoltado (V. Rumjanek, Trad.). Rio de Janeiro: Record.
Debonne, P. G. (2009). Max Stirner, pedagogue. Le grand front. Paris: l’Harmattan.
Deleuze, G. (1968). Nietzsche et la philosophie. Paris: Seuil.
De Ridder, W. (2008). Max Stirner, Hegel and the Young Hegelians. History of European Ideas, 34(3), 285-297.
Feuerbach, L. (1968). L´essence du christianisme (J.-P. Osier, Trad.). Paris: Maspero. (Trabalho original publicado em 1841).
Foucault, M. (2001). L´herméneutique du sujet. Cours au Collége de France. 1981-1982. Paris: Gallimard/Seuil.
Harvey, V. A. (1997). Feuerbach and the interpretation of religion. Cambridge: Cambridge University Press.
Hegel, G.W. F. (1986). Werke in 20 Bänden. Berlin: Suhrkamp Verlag.
Hegel, G. W. F. (1998) Linhas fundamentais da Filosofia do Direito, Terceira Seção, O Estado (M. L. Müller, Trad.). Textos Didáticos, 32, IFCH/UNICAMP. (Trabalho original publicado em 1820).
Huneken, J. (1910). Egoists. A book of supermen. New York: Charles Sribner´s Sons.
Hyppolite, J. (1999). Gênese e estrutura da Fenomenologia do Espírito de Hegel (L. S. Repa et al., Trad.). São Paulo: Discurso Editorial.
Kant, I. (1977). Beantwortung der Frage: Was ist Aufklärung? In I. Kant, Werke in zwölf Bänden (Band 11, pp. 481-494). Frankfurt am Main: Surhkamp. (Trabalho original publicado em 1784).
Kojève, A. (1992). Introduction à la lecture de Hegel. Paris: Gallimard.
Kropotkin, P. (1977). Contra el individualismo. In A. Kropotkin, Obras (pp.38-39). Barcelona: Anagrama. (Trabalho original publicado em 1910).
Lebrun, G. (2006). Além do homem e homem total. In G. Lebrun, A filosofia e sua história (pp. 169-198). São Paulo: Cosac Naify.
Leopold, D. (1995). Introduction. In M. Stirner, The ego and its own (pp. 11-40). Cambridge: Cambridge University Press.
Leopold, D. (2003). A left-Hegelian anarchism. The European Legacy, 8(6), 777-786.
Lévy, A. (1904). Stirner et Nietzsche. Paris: Société nouvelle de librairie et d’édition.
Löwith, K. (1986). De Hegel a Nietzsche (R. Laureillard, Trad.). Paris: Gallimard.
Lucchesi, M. J. P. (1897). Die Individualitätsphilosophie Max Stirners. Leipzig: Reudniz.
Marx, K. (1972) La ideologia alemana (W. Roces, Trad.). Montevideo/Barcelona: Ediciones Pueblos Unidos/Ediciones Grijalbo. (Trabalho original publicado em 1932).
Münster, A. (1999a). Le moi, l´unique et le néant: Nietzsche et Stirner. Enquête sur les motifs libertaires dans la pensée nietzschéenne. Revue Germanique Internationale, 11(1) 137-155.
Münster, A. (1999b). Nietzsche et Stirner. Paris: Kimé.
Newman, S. (2001). Spectres of Stirner: a contemporary critique of ideology. Journal of Political Ideologies, 6(3), 309-330.
Newman, S. (2002). Politics of the ego: Stirner´s Critique of liberalism. Critical Review of International Social and Political Philosophy, 5(3), 1-26.
Newman, S. (2011). Stirner’s ethics of voluntary inservitude. In S. Newman (Ed.), Max Stirner (pp. 189-209).London: Palgrave Macmillan.
Nipperdey, T. (1983). Deutsche Geschichte 1800-1866. Bürgerwelt und starker Staat. München: C. H. Beck.
Pérez, J. L. (2013). Unicidade e comunidade: a recepção de M. Stirner em L‘homme Révolté de Albert Camus. Trans/Form/Ação, 36(3), 53-68.
Romano, R. (1980). Feuerbach e Stirner: algumas considerações sobre linguagem e política. Trans/Form/Ação, 3(3), 105-114.
Souza, J. C. de. (1993). A questão da individualidade. A crítica do humano e do social na polêmica StirnerMarx. Campinas: Editora da Unicamp.
Spring, J. (2012). Wheels in the head: Educational philosophies of authority, freedom, and culture from confucianism to human rights. London: Routledge.
Stepelevich, L. S. (1974). The revival of Max Stirner. Journal of the History of Ideas, 35(2), 323-329.
Stepelevich, L. S. (1978). Max Stirner and Ludwig Feuerbach. Journal of the History of Ideas, 39(2), 451-463.
Stepelevich, L. S. (1985). Max Stirner as Hegelian. Journal of the History of Ideas, 46(4), 597-614.
Stirner, M. (1842, April, 10). Das unwahre Prinzip unserer Erziehung oder der Humanismus und Realismus. Rheinischen Zeitung, 100, 1-8. Recuperado em 15 de outubro de 2018, de http://www.max-stirner-archiv-leipzig.de/dokumente/1842-Das-unwahrePrinzip.pdf.
Stirner, M. (1991). Der Einzige und sein Eigentum. Berlin: Reclam. (Trabalho original publicado em 1845).
Welsh, J. F. (2010). Max Stirner’s dialectial egoism: A new interpretation. Lanham, MD: Lexington Books.
A Proposições utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.