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Infância e promessa
Acesso Remoto

Palavras-chave

Infância
Educação
Civilização
Sociedade
Natureza

Como Citar

SANTOS , Patrícia da Silva. Infância e promessa: notas baseadas no pensamento de Theodor Adorno. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 29, n. 3, p. 323–338, 2018. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8656423. Acesso em: 24 abr. 2024.

Resumo

Com base no pensamento de Theodor Adorno, o artigo busca relacionar a concepção de infância com as de processo civilizacional e educação. Tendo em vista o principal diagnóstico da assim chamada “teoria crítica” da sociedade – qual seja, aquele do entrelaçamento entre mito e esclarecimento ao longo do processo de desenvolvimento da civilização ocidental –, a intenção é demonstrar como a infância, por meio de suas dinâmicas específicas, pode ser vislumbrada como uma espécie de promessa que acena para a possibilidade de uma “vida certa” em meio à constatação de que “não existe vida certa na falsa”. Essa reflexão deve servir também para apontar algumas consequências da percepção da infância para a ideia adorniana de educação.

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