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Identidade docente enquanto performatividade
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Palavras-chave

Identidade profissional
Formação de professores
Curso de licenciatura

Como Citar

ALLAIN, Luciana Resende; COUTINHO , Francisco Ângelo. Identidade docente enquanto performatividade: um estudo entre licenciandos em biologia inspirado na teoria ator-rede. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 29, n. 3, p. 359–382, 2018. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8656425. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

A fim de contribuir com o debate sobre a identidade profissional docente, fazemos uso de algumas ideias da teoria ator-rede para subsidiar a proposta de que os professores apresentam identidades docentes performativas. Recorrendo ao conceito de política ontológica, pretendemos superar a dicotomia entre essencialismo e relativismo que há muito se instala nas correntes teóricas dedicadas ao estudo da identidade. Para tanto, apresentamos dados obtidos de dois grupos focais formados por estudantes de licenciatura em Ciências Biológicas de uma universidade pública brasileira. O primeiro grupo é composto por bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência e o segundo, por licenciandos não bolsistas. Os resultados apontam que entre os pibidianos prevalece a performatividade de uma identidade que não identificamos entre os não bolsistas do programa: a identidade-afinidade. A identidade do curso também aparece como fundamental para a construção das identidades dos sujeitos. Por isso, problematizamos o papel dos cursos de formação de professores na performatividade das identidades entre licenciandos.

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