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As condições de trabalho das coordenadoras pedagógicas da Educação Infantil
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Palavras-chave

Educação Infantil
Coordenador pedagógico
Condições de trabalho

Como Citar

VIEIRA, Emilia Peixoto; SOUZA, Luciana Sedano de; ALVES, Cândida Maria Santos Daltro; OLIVEIRA , Rachel de. As condições de trabalho das coordenadoras pedagógicas da Educação Infantil. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 29, n. 3, p. 467–491, 2018. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8656432. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Este artigo analisou as condições em que se realiza o trabalho das coordenadoras pedagógicas nas instituições municipais de sete municípios do Sul da Bahia, no contexto das políticas públicas de Educação Infantil. A pesquisa foi efetuada com participantes do curso de formação continuada para as coordenadoras pedagógicas da Educação Infantil, promovido pelo projeto de extensão Fortalecimento e Articulação da Educação Infantil, da Universidade Estadual de Santa Cruz/UESC, durante todo o ano de 2015. Como referencial teórico-metodológico, optou-se por uma leitura dialética, embasada nos estudos de Gramsci, para entender o trabalho das coordenadoras pedagógicas. Como procedimento metodológico, utilizou-se um roteiro de questões sobre as condições de trabalho que foi discutido no decorrer do curso com as 22 coordenadoras. Os resultados demonstram que, apesar do forte apelo à importância da formação de professores para atuarem na Educação Infantil, não houve incentivo oficial para a formação continuada específica para os coordenadores pedagógicos.

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