Banner Portal
Pro-Posições de outrora e de hoje
Acesso Remoto

Palavras-chave

Pro-posições
Dossiê
Educação

Como Citar

PAULILO, André Luiz; GALLO, Sílvio Donizetti de Oliveira. Pro-Posições de outrora e de hoje: dossiê “Pro-posições 30 anos”. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 30, p. 1–7, 2019. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8657918. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

Em março de 1990, a edição do primeiro número da revista Pro-Posições iniciou uma trajetória que hoje reúne 30 volumes publicados. A iniciativa se deu na Faculdade de Educação da Unicamp, à época dirigida por José Dias Sobrinho, e resultou do trabalho de uma comissão editorial integralmente formada por seus professores: Newton Aquiles Von Zuben, José Camilo dos Santos Filho, Marcia Regina Ferreira de Brito, Lucia Mercês de Avelar e Ezequiel Theodoro da Silva. Desde então, tanto prosperaram medidas de institucionalização da revista quanto providências para a sua qualificação editorial, o que implicou o trabalho de muitas pessoas e envolveu uma assídua atenção ao debate educacional das últimas três décadas, mas, também, aos protocolos editoriais de produção de periódicos científicos e aos parâmetros acadêmicos de avaliação nessa área da difusão dos resultados de pesquisa.

Acesso Remoto

Referências

Beurier, A. (1889). Les periodiques scolaires français de 1789 a 1889. Paris.

Caspard, P. (Dir.). (1981-1991). La presse d’education et d’enseignement, XVIII siècle-1940. Répertoire analytique (4 vols.). Paris: CNRS et INRP.

Caspard, P., & Caspard-Karydis, P. (1997). Imprensa pedagógica e formação contínua de professores primários (1815-1939). In D. B. Catani, & H. C. B. Câmara, Educação em revista: a imprensa periódica e a história da educação (pp. 33-46). São Paulo: Escrituras.

Catani, D. (2003). Educadores à meia luz: um estudo sobre a Revista de Ensino da Associação Beneficente do Professorado Público de São Paulo. Bragança Paulista: EDUSF.

Catani, D., & Câmara, H. C. B. (1997). Educação em revista: a imprensa periódica e a história da educação. São Paulo: Escrituras.

Catani, D. B., & Sousa, C. P. (1999). O Catálogo da Imprensa Periódica Educacional Paulista (1890-1996): um instrumento de pesquisa. In D. B. Catani, & C. P. Sousa (Orgs.), Imprensa Periódica Educacional Paulista (1890-1996) (Catálogo, pp. 9-23). São Paulo: Plêiade.

D’Alméras, H. (1900). Notes sur l’Histoire de la Presse de l’enseignement. Evreux: imp. de C. Hérissey.

Editores (2015, junho). Editorial. Revista de Sociologia e Política, 23(54), 03-08.

Lüdke, M., & Boing, L. A. (2007, outubro). O trabalho docente nas páginas de Educação & Sociedade em seus (quase) 100 números. Educação & Sociedade, 28(100), 645-650.

Nóvoa, A. (1997). A imprensa de educação e ensino: concepção e organização do Repertório Português. In D. B. Catani, & H. C. B. Câmara, Educação em revista: a imprensa periódica e a história da educação (pp. 11-31). São Paulo: Escrituras.

Ognier, P. (1984, março). L’ideologie des foundateurs et des administrateurs de L”École Républicaine à travers de la Revue Pédagogique, de 1878 a 1900. Revue Française de Pedagogie, (66), 7-14.

Proposições utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.