Banner Portal
Tematização e problematização
Acesso Remoto

Palavras-chave

Educação física
Tematização
Problematização
Currículo.

Como Citar

SANTOS, Ivan Luis dos; NEIRA, Marcos Garcia. Tematização e problematização: pressupostos freirianos no currículo cultural da educação física. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 30, p. 1–19, 2020. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8658048. Acesso em: 30 jun. 2024.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar as influências do pensamento de Paulo Freire no currículo cultural da educação física, especialmente no que se refere à tematização e à problematização da ocorrência social das práticas corporais na escola. Verificou-se que o legado freiriano representa uma mudança paradigmática no que concerne aos temas de ensino a serem tratados nas aulas de educação física. Além disso, a partir dos efeitos político e pedagógico de uma educação dialógicoproblematizadora, o currículo cultural da educação física pode contribuir para a desconstrução das representações hegemônicas que, em grande parte, operam a discriminação social com relação às práticas corporais e seus sujeitos.

Acesso Remoto

Referências

Chaim, C. I., Jr. (2007). Cultura corporal juvenil da periferia paulistana: subsídios para a construção de um currículo de educação física. Dissertação de Mestrado, Faculdade de Educação. Universidade de São Paulo, São Paulo.

Corazza, S. M. (2003). Tema gerador: concepções e práticas. Ijuí: Editora Unijuí.

Derrida, J. (1999). Gramatologia (M. Chnaiderman & R. J. Ribeiro, trad.). São Paulo: Perspectiva. (Obra original publicada em 1967).

Derrida, J. (2001). Posições. (T. T. Silva, trad.). Belo Horizonte: Autêntica. (Obra original publicada em 1972).

Derrida, J., & Roudinesco, E. (2004). De que manhã… diálogo. Rio de Janeiro: Zahar.

Françoso, S., & Neira, M. G. (2014). Contribuições do legado freireano para o currículo da educação física. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, 36(2), 531-546.

Freire, J. B. (1989). Educação de corpo inteiro: teoria e prática da educação física. São Paulo: Scipione.

Freire, P. (1979). Educação e mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra.

Freire, P. (1980). Conscientização: teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Moraes.

Freire, P. (1983a). Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra.

Freire, P. (1983b). Extensão ou comunicação. Rio de Janeiro: Paz e Terra.

Freire, P., & Shor, I. (1986). Medo e ousadia: o cotidiano do professor (5a ed.). Rio de Janeiro: Paz e Terra.
Giroux, H. (1986). Teoria crítica e resistência em educação: para além das teorias da reprodução (A. M. B. Biaggio, trad.). Petrópolis, RJ: Vozes. (Obra original publicada em 1983).

Giroux, H. (1992). Escola crítica e política cultural (D. M. L. Zibas, trad., 5a ed.). São Paulo: Autores Associados. (Obra original publicada em 1987).

Giroux, H. (1998). Paulo Freire e a Política de Pós-Colonialismo. In P. Mclaren, P. Leonard, & M. Gadotti (Orgs.), Paulo Freire: poder, desejo e memórias da libertação (pp. 191-202). Porto Alegre: Artmed.

Mizukami, M. G. N. (1986). Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU.

Neira, M. G. (2007). Ensino de educação física. São Paulo: Thomson Learning.

Neira, M. G. (2011). Educação física. São Paulo: Blucher.

Neira, M. G. (2014). Práticas corporais: brincadeiras, danças, lutas, esportes e ginásticas. São Paulo: Melhoramentos.

Neira, M. G. (2016). O multiculturalismo crítico e suas contribuições para o currículo da educação física. Temas em Educação Física escolar, 1(1), 3-29.

Neira, M. G. (2018). Educação física cultural: inspiração e prática pedagógica. Jundiaí: Paco.

Neira, M. G., & Nunes, M. L. F. (2006). Pedagogia da cultura corporal: crítica e alternativas. São Paulo: Phorte.

Neira, M. G., & Nunes, M. L. F. (2009a). Educação física, currículo e cultura. São Paulo: Phorte.

Neira, M. G., & Nunes, M. L. F. (2009b). Praticando estudos culturais na educação física. São Caetano do Sul: Yendis.
Neira, M. G., & Pérez Gallardo, J. S. (2006). Conhecimentos da cultura corporal de crianças não escolarizadas: a investigação como fundamento para o currículo. Motriz, 12(1), 1-8.

Rajagopalan, K. (1992). A trama do signo: Derrida e a destruição de um projeto saussuriano. In R. Arrojo (Org.), O signo desconstruído: implicações para a tradução, a leitura e o ensino (pp. 25- 29). Campinas: Pontes.

Shiva, V. (2003). Monoculturas da mente: perspectiva da biodiversidade e da biotecnologia (D. A. Azevedo, trad.). São Paulo: Gaia. (Obra original publicada em 1993).

Silva, T. T. (2011). Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica.

Spivak, G. C. (2010). Pode o subalterno falar? (S. R. G. Almeida, M. P. Feitosa, & A. P. Feitosa, trad.). Belo Horizonte: Editora UFMG. (Obra original publicada em 1942).

Tani, G., Manoel, E. J., Kokubun, E, & Proença, J. E. (1988) Educação física escolar: fundamentos de uma abordagem desenvolvimentista. São Paulo: EPU/Edusp.

Proposições utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.