Reflexões sobre a educação do trabalhador a partir do pensamento de Simone Weil

Palavras-chave: Simone Weil, Trabalho, Educação, Corpo.

Resumo

A filósofa francesa Simone Weil (1909-1943) buscou compreender o estatuto do trabalho na vida humana, bem como as formas de opressão operária vigentes em sua época. Ela propôs uma ressignificação do trabalho, visando à liberdade e à dignidade humana. Embora o trabalho seja um tema frequentemente referido nos artigos dedicados a essa pensadora, poucos dentre eles enfatizam a viabilidade de sua proposta na atualidade. Nesse sentido, este artigo visa articular o pensamento weiliano a três teóricos do século XXI. Analisamos as propostas da psicologia do trabalho expressas por Yves Clot e Christophe Dejours. Também analisamos o modelo fenomenológico proposto por Hubert Dreyfus para compreender de que maneira se desenvolvem as habilidades e de que modo elas se expressam no corpo do expert. Estabelecemos, assim, possíveis diálogos com o pensamento weiliano a partir dos conceitos centrais presentes em sua proposta de educação do trabalhador, buscando transpor esses conceitos para nossa realidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Débora Mariz, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora Adjunta do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino da Faculdade de Educação - FaE/UFMG.

         

 

Referências

Brasil. (n.d.). Base de dados históricos da Previdência Social (2005-2013). Recuperado de http://www3.dataprev.gov.br/temp/DACT01consulta79589775.htm.

Chenavier, R. (1998). Civilização do trabalho ou civilização do lazer? Estudos Avançados, 12(32), 187-211.

Chenavier, R. (2001). Simone Weil: Une philosophie du travail. Paris: duCerf.

Clot, Y. (2006). Entrevista: Yves Clot. Cadernos de Psicologia Social do Trabalho, 9(2), 99-107. Recuperado de http://pepsic.bvsalud.org/pdf/cpst/v9n2/v9n2a08.pdf.

Clot, Y. (2010a). Trabalho e poder de agir (G. J. F. Teixeira, & M. M. Z. Vianna, trads.). Belo Horizonte: Fabrefactum.

Dejours, C., & Gernet, I. (2012). Psychopathologie du travail. Paris: Elsevier Masson.

Dreyfus, H. L. (2009). On the internet (2a ed.). New York: Routledge.

Dreyfus, H. L., & Dreyfus, S. E. (2005). Peripheral vision: Expertise in real world contexts. Organization Studies, 26(5), 779-792.

Frétigné, C. (2008). Le métier: Un analyseur des transformartions des mondes du travail. Recherche et Formation, 57, 129-139.

França, A. C. L., & Rodrigues, A. L. (2005). Stress e trabalho: Uma abordagem psicossomática (4a ed.). São Paulo: Atlas.

Kühn, R. (2003). Primauté et dialectique du Bien: La critique de Marx par Simone Weil. Cahiers Simone Weil, 26(1), 51-87.

Sparling, R. (2012). Theory and praxis: Simone Weil and Marx on the dignity of labor. The Review of Politics, 74(1), 87-107.

Svartman, B. P. (2010). Trabalho e desenraizamento operário: Um estudo de depoimentos sobre a vida na fábrica. Tese de Doutorado, Universidade de São Paulo, São Paulo.

Weil, S. (1964). La condition ouvrière. Paris: Gallimard.

Weil, S. (1988a). Œuvres complètes I: Premiers écrits philosophiques. Paris: Gallimard.

Weil, S. (1988b). Œuvres complètes II: Écrits historiques et politiques. L’engagement syndical (1927 – juillet 1934) (Vol. 1). Paris: Gallimard.

Weil, S. (1991). Œuvres complètes II: Écrits historiques et politiques. L’expérience ouvrière et l’adieu à la révolution (juillet 1934 – juin 1937) (Vol. 2). Paris: Gallimard.

Weil, S. (1997). Œuvres complètes VI: Cahiers (septembre 1941 – février 1942) (Vol. 2). Paris: Gallimard.

Weil, S. (2008). Œuvres complètes IV: Écrits de Marseille (1940-1942) (Vol. 1). Paris: Gallimard.

Chenavier, R. (2014). Marx dépassé « au-dedans de sa pensée ». In E. Gabellieri, & F. L’Yvonnet (Orgs.), Cahier de L’Herne: Vol. 105. Simone Weil (pp. 243-248). Paris: L’Herne.

Clot, Y. (2007). A função psicológica do trabalho (A. Sobral, trad., 2a ed.). Petrópolis: Vozes

Clot, Y. (2008). Le travail sans l’homme? Pour une psychologie des milieux de travail et de vie. Paris: La Découverte. Clot, Y. (2010b). Le travail à cœur. Pour en finir avec les risques psychosociaux. Paris: La Découverte.
Publicado
2020-01-13
Como Citar
Mariz, D. (2020). Reflexões sobre a educação do trabalhador a partir do pensamento de Simone Weil. Pro-Posições, 30, 1-20. Recuperado de https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8658097
Seção
Artigos