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O curso normal da Esef e a formação pioneira de professores(as) de educação física no Rio Grande do Sul (1940- 1956)
Acesso Remoto

Palavras-chave

Curso normal de educação física
Formação de professores(as)
Escola superior de educação física
História da educação física
Mulheres.

Como Citar

BEGOSSI, Tuany Defaveri; MAZO, Janice Zarpellon; LYRA , Vanessa Bellani. O curso normal da Esef e a formação pioneira de professores(as) de educação física no Rio Grande do Sul (1940- 1956). Pro-Posições, Campinas, SP, v. 30, p. 1–22, 2020. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8658098. Acesso em: 17 jul. 2024.

Resumo

O presente estudo tem por objetivo compreender como ocorreu a formação de professores(as) no Curso Normal da Escola Superior de Educação Física (Esef), no estado do Rio Grande do Sul, entre 1940 e 1956, período em que o referido curso se manteve em funcionamento. A construção do texto histórico foi orientada pelos pressupostos teórico-metodológicos da História Cultural, mobilizando os conceitos de práticas, representações e apropriação e compreendendo os indícios segundo o entendimento de “paradigma indiciário”. Ao cotejar e analisar os documentos de pesquisa foi possível adentrar os espaços simbólicos da Esef, demarcando o Curso Normal de Educação Física como um local de formação permeado por representações provindas de distintos grupos, que buscavam, através de suas práticas, legitimar seus discursos. Neste cenário, as mulheres passaram a ocupar diferentes posições, imprimindo sua identidade em um ambiente permeado por representações predominantemente militares e médicas.

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