Pensamento Computacional como uma iniciativa heurística

soluções de estudantes sobre problemas de programação

Autores

Palavras-chave:

Educação matemática, Construcionismo, Resolução de problemas

Resumo

Neste artigo, investigamos o pensamento computacional de alunos em educação matemática. Especificamente, pela análise de experimentos de ensino conduzidos como estudos de caso qualitativos, exploramos aspectos do construcionismo e da resolução de problemas. Em diferentes cenários de aprendizagem, duplas de alunos do ensino fundamental e de graduação exploraram problemas de codificação para concluir uma tarefa matemático-computacional. Do ponto de vista construcionista, os resultados indicam que a experiência de aprendizagem envolveu uma espiral de descrição, execução, reflexão e depuração de problemas. No caso da experiência dos estudantes de graduação, também identificamos características específicas do pensamento computacional relacionadas a processos heurísticos, como exploração, planejamento, análise e verificação.

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Biografia do Autor

Ricardo Scucuglia Rodrigues da Silva, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Pós-Doutorado pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Professor Assistente Doutor do Departamento de Educação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

 

 

George Gadanidis, Western University

 

Immaculate Kizito Namukasa, Universidade de Western Ontario

Doutorado pela University of Alberta: Edmonton. Professor da University of Western Ontario: London.

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Publicado

2020-08-10

Como Citar

SILVA, R. S. R. da; GADANIDIS, G.; HUGHES, J.; NAMUKASA, I. K. . Pensamento Computacional como uma iniciativa heurística: soluções de estudantes sobre problemas de programação. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 31, p. e20180034, 2020. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8664287. Acesso em: 25 set. 2021.

Edição

Seção

Artigos