Construir a profissão na formação de professores de educação física:

processos, desafios e dinâmicas entre a escola e a universidade

Autores

Palavras-chave:

Formação inicial, Socialização profissional, Educação física, Estágio profissional

Resumo

A formação de professores enquanto prática social histórica tem sido alvo de múltiplas transformações, nomeadamente a resultante da adaptação do quadro normativo ao processo de Bolonha. Em Portugal, a alteração mais visível nos currículos de formação de professores traduziu-se na fragmentação da formação integrada de cinco anos em dois ciclos desconexos, com a compressão das componentes pedagógicas, didáticas e de iniciação à prática de ensino. Procurando ir além de uma reflexão crítica, pretende-se apresentar argumentos acerca do modo como podem ser desenhados os programas de formação dos professores para os desafios que a educação física será chamada a responder. Os argumentos sustentam-se no conhecimento e experiência extraída dos projetos de investigação no âmbito do estágio profissional em Educação Física que visaram incrustar a formação dos estagiários numa dinâmica colaborativa entre a universidade e a escola e contribuir para a construção das identidades profissionais de formandos e formadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paula Fazendeiro Batista, Universidade do Porto

Professora pela Universidade do Porto – UP (Porto, Distrito do Porto, Portugal).

Amândio Braga Graça, Universidade do Porto

Professor pela  Universidade do Porto – UP (Porto, Distrito do Porto, Portugal).

Referências

Akkerman, S. F., & Meijer, P. C. (2011). A dialogical approach to conceptualizing teacher identity. Teaching and Teacher Education, 27(2), 308-319.

Albanese, M., Mejicano, G., Mullan, P., Kokotailo, P., & Gruppen, L. (2008). Defining characteristics of educational competencies. Medical Education, 42(3), 248-255.

Alves, M., MacPhail, A., Queirós, P., & Batista, P. (2018). Becoming a physical education teacher during formalised school placement: a rollercoaster of emotions. European Physical Education Review, 25(3), 893-909.

Alves, M., Queirós, P., & Batista, P. (2014). Os processos de agenciamento e de estrutura no contexto do estágio profissional: a voz dos estudantes-estagiários. In P. Batista, P. Queirós, & A. Graça, O estágio na (re)construção da identidade profissional do professor (pp. 209-239). Porto: Universidade do Porto.

Alves, M., Queirós, P., & Batista, P. (2017). O valor formativo das comunidades de prática na construção da identidade profissional. Revista Portuguesa de Educação, 30(2 ), 159-185. doi: 10.21814/rpe.12275

Azzarito, L., & Ennis, C. (2003). A sense of connection: toward social constructivist physical education. Sport, Education and Society, 8(2), 179-197.

Batista, P. (2008). Discursos sobre a competência. contributo para a (re)construção de um conceito de competência aplicável ao profissional do desporto Tese de Doutoramento, Universidade do Porto, Porto.

Batista, P. (2012). O estágio enquanto espaço de socialização profissional: Uma reflexão apoiada em alguns resultados empíricos de um projecto de investigação. In II Congresso da Sociedade Científica de Pedagogia do Desporto (p. 107). Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real.

Batista, P. (2014). O papel do estágio profissional na (re)construção da identidade profissional no contexto da Educação Física: cartografia de um projeto de investigação. In P. Batista, A. Graça, & P. Queirós (Eds.), O estágio profissional na (re)construção da identidade profissional em Educação Física (pp. 9-41). Porto: Universidade do Porto.

Batista, P., & Borges, C. (2015). Professor cooperante: papel e desafios no contexto português e quebequense. In R. Resende, A. Albuquerque, & R. Gomes (Eds.), Formação e saberes em desporto, educação física e lazer . Petrópolis: Vozes.

Batista, P., & P. Queirós, P. (2015). (Re)colocar a aprendizagem no centro da Educação Física. In R. Rolim, P. Batista, & P. Queirós (Eds.), Desafios renovados para a aprendizagem em Educação Física (pp. 29-43). Porto: Editora Fadeup.

Batista, P., & Pereira, A. (2014). Uma reflexão acerca da formação superior de profissionais de Educação Física: da competência à conquista de uma identidade profissional. In I. Mesquita & J. B. (Eds.), Professor de Educação Física: fundar e dignificar a profissão (pp. 75-101). Porto: Editora Fadeup.

Batista, P., Graça, A., & Queirós, P. (Eds.). (2014). O estágio profissional na (re)construção da identidade profissional em Educação Física Porto: Editora Fadeup.

Batista, P., Pereira, A. L., & Graça, A. (2012). A (re)configuração da identidade profissional no espaço formativo do estágio profissional. In J. Nascimento, & G. Farias (Eds.), Construção da identidade profissional em Educação Física: da formação à intervenção (Vol. 2, pp. 81-111). Florianópolis: Editora Udesc.

Beijaard, D., Meijer, P. C., & Verloop, N. (2004). Reconsidering research on teachers’ professional identity. Teaching and Teacher Education, 20(2), 107-128.

Betti, M., & Zuliani, L. R. (2002). Educação física escolar: uma proposta de diretrizes pedagógicas. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, 1(1), 73-81.

Birkeland, S., & Feiman-Nemser, S. (2012). Helping school leaders help new teachers: a tool for transforming school-based induction. The New Educator, 8, 109-138. doi: 109-138. 10.1080/1547688X.2012.670567

Bloomfield, D. (2010). Emotions and ‘getting by’: a pre-service teacher navigating professional experience. Asia-Pacific Journal of Teacher Education, 38(3), 221-234.

Cardoso, M., Batista, P., & Graça, A. (2016). A identidade do professor: desafios colocados pela globalização. Revista Brasileira de Educação, 21(65), 371-390. doi: 10.1590/S1413-24782016216520

Chepaytor-Thompson, J., & Lyu, W. (2003). Pre-service teacher’s reflections on student teaching experiences: lessons learned and suggestions for reform in PETE programs. Physical Educator, 6(3), 2-12.

Cheetham, G., & Chivers, G. (1998). The reflective (and competent) practitioner: A model of professional competence which seeks to harmonise the reflective practitioner and competence-based approaches. Journal of European Industrial Training, 22(7), 267-276.

Cochran-Smith, M., & Lytle, S. (2006). Troubling images of teaching in no child left behind. Harvard Educational Review, 76(4), 668-697. doi: 10.17763/haer.76.4.56v8881368215714

Cochran-Smith, M., & Lytle, S. L. (1999). Relationships of knowledge and practice: Teacher learning in communities. Review of Research in Education, 24(1), 249- 305.

Cochran-Smith, M., Piazza, P., & Power, C. (2013). The politics of accountability: assessing teacher education in the United States. Educational Forum, 77(1), 6-27. doi: 10.1080/00131725.2013.739015

Crum, B. (1993). Conventional thought and practice in Physical Education: problems of teaching and implications for change. Quest, 45, 339-356.

Dyson, B., & Casey, A. (2012). Cooperative learning in physical education: a research-based approach London: Routledge.

Edwards, A. (2011). Building common knowledge at the boundaries between professional practices: relational agency and relational expertise in systems of distributed expertise. International Journal of Educational Research, 50(1), 33-39. doi: 10.1016/j.ijer.2011.04.007

Enyedy, N., Goldberg, J., & Welsh, K. (2006). Complex dilemmas of identity and practice. Science Education, 90(1), 68-93.

Feiman-Nemser, S. (1990). Teacher preparation: structural and conceptual alternatives. In W. R. Houston, M. Huberman, & J. Sikula (Eds.), Handbook of research in teacher education (pp. 212-233). New York: Macmillan.

Feiman-Nemser, S. (2001). Helping novices learn to teach: lessons from an exemplary support teacher. Journal of Teacher Education, 52(1), 17-30.

Feiman-Nemser, S. (2012). Teachers as learners Cambridge: Harvard Education Press.

Fielding, M., & Rudduck, J. (2002). The transformative potential of student voice: Confronting the power issues. In Annual Conference of the British Educational Research Association (pp. 12-14). University of Exeter, Exeter. Recuperado de http://www.leeds.ac.uk/educol/documents/00002544.htm

Furlong, J. (2013). Globalisation, neoliberalism, and the reform of teacher education in England. Educational Forum, 77(1), 28-50. doi: 10.1080/00131725.2013.739017

Gee, J. (2005). An introduction to discourse analysis: theory and method New York: Routledge.

Govaerts, M. (2008). Educational competencies or education for professional competence? Medical Education, 42(3), 234-236.

Graça, A., & Batista, P. (2013). La educación física en las escuelas portuguesas según sus profesionales. Tándem Didáctica de la Educación Física, (42), 37-47.

Graça, A., Batista, P., & Queirós, P. (2016). A formação de professores em equação. In A. Shigunov, & I. Fortunato (Eds.), Formação de professores de educação física em perspetivas: Brasil, Portugal e Espanha (pp. 78-110). São Paulo: Hipótese.

Grossman, P. (2008). Responding to our critics: from crisis to opportunity in research on teacher education. Journal of Teacher Education, 59(1), 10-23. doi: 10.1177/0022487107310748

Hager, P., & Gonzi, A. (1996). What is competence? Medical Teacher, 18(1), 15-18.

Hardman, K. (2015). Physical education: ‘the future ain’t what it used to be!’ Recuperado de http://w3.restena.lu/apep/docs/CC/Hardman_Luxembourg1.pdf

Hellison, D. (1996). Teaching personal and social responsability in physical education. In S. J. Silverman, & C. D. Ennis (Eds.), Student learning in physical education: applying research to enhance instruction (pp. 269-286). Champaign: Human Kinetics Publishers.

Helms, J. (1998). Science-and me: subject matter and identity in secondary school science teachers. Journal of Research in Science Teaching, 35(7), 811-834.

Holland, D., Lachicotte Junior, S., Skinner, D., & Cain, C. (1998). Identity and agency in cultural worlds Cambridge: Harvard University Press.

Hong, J., & Stähle, P. (2005). The coevolution of knowledge and competence management. International Journal of Knowledge and Competence Management, 1(2), 129-145.

Kemmis, S., Heikkinen, H., Fransson, G., Aspfors, J., & Edwards-Groves, C. (2014). Mentoring of new teachers as a contested practice: supervision, support and collaborative self-development. Teaching and Teacher Education, 43, 154-164.

Korthagen, F., & Vasalos, A. (2005). Levels in reflection: core reflection as a means to enhance professional growth. Teachers and Teaching: Theory and Practice, 11(1), 47-71.

Kosnik, C., Beck, C., & Goodwin, A. L. (2016). Reform efforts in teacher education. In J. Loughran, & M. L. Hamilton (Eds.), International Handbook of Teacher Education (pp. 267-308). New York: Springer.

Lange, J., & Burroughs-Lange, S. (2018). Learning to be a teacher London: Sage.

Lave, J., & Wenge, E. (1991). Situated learning: legitimate peripheral participation Cambridge: Cambridge University Press.

Lincoln, Y. S. (1995). In search of students’ voices. Theory Into Practice, 34(2), 88-93.

Luehmann, A. (2007). Identity development as a lens to science teacher preparation. Science Education, 91(5), 822-839. doi: 10.1002/sce.20209

Mansfield, B., & Mitchell, L. (Eds.). (1996). Towards a competence workforce Aldershot: Gower.

McLaren, P. (1994). Life in schools: an introduction to critical pedagogy New York: Teachers College Press.

Meijer, P. C., Graaf, G. de., & Meirink, J. (2011). Key experiences in student teachers’ development. Teachers and Teaching: Theory and Practice, 17(1), 115-129. doi: 10.1080/13540602.2011.538502

Mendes, J. (2001). O desafio das identidades. In B. S. Santos (Ed.), Globalização: fatalidade ou utopia? (Vol. 1, pp. 489-523). Porto: Afrontamento.

Mitra, D. L., & Gross, S. J. (2009). Increasing student voice in high school reform: building partnerships, improving outcomes. Educational Management Administration & Leadership, 37(4), 522-543. doi: 10.1177/1741143209334577

Naz, F., Abida, K., Munir, F., & Saddiqi, A. (2010). Practicum: a need in teacher education. International Journal of Learning, 17(8 ), 443-459.

Nóvoa, A. (2012). Devolver a formação de professores aos professores. Cadernos de Pesquisa em Educação, 18(35), 11-22.

Nóvoa, A. (2017). Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente. Cadernos de Pesquisa, 47(166), 1106-1133.

Parry, S. (1996). The quest for competences: competency studies can help you make HR decision, but the results are only as good as the study. Trainning, 33, 48-56.

Robinson, C., & Taylor, C. (2007). Theorizing student voice: values and perspectives. Improving Schools, 10(1), 5-17. doi: 10.1177/1365480207073702

Rudduck, J., & Flutter, J. (2004). How to improve your school: giving pupils a voice London: Continuum.

Schön, D. (1983). The reflective practitioner: how professionals think in action New York: Basic Books.

Sfard, A., & Prusak, A. (2005). Telling identities: in search of an analytic tool for investigating learning as a culturally shaped activity. Educational Researcher, 34(4), 14-22.

Siedentop, D., Hastie, P., & Mars, H. V. D. (2011). Complete guide to sport education Champaign: Human Kinetics.

Silva, T., Batista, P., & Graça, A. (2017). O papel do professor cooperante no contexto da formação de professores de educação física: a perspetiva dos professores cooperantes. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, 25(7).

Spencer, L., & Spencer, S. (Eds.). (1993). Competence at work: models for superior performance Hoboken: John Wiley & Sons, Inc.

Spitzberg, B. (1983). Communication competence as knowledge, skill, and impression. Communication Education, 32(3), 323-329.

Stenhouse, L. (1984). An introduction to curriculum research and development London: Heinemann.

Tatto, M. T. (2007). Introduction: international comparisons and the global reform of teaching. In M. T. Tatto (Ed.), Reforming teaching globally (pp. 7-18). Oxford: Symposium Books.

Wenger, E. (1998). Communities of practice: learning, meaning and identity Cambridge: Cambridge University Press.

Wenger, E., McDermott, R., & Snyder, W. (2002). Cultivating communities of practice Boston: Harvard Business School Press.

Wiemann, J., & Blacklund, P. (1980). Current theory and research in communicative competence. Review of Educational Research, 50(1), 185-199.

Williams, J. (2010). Constructing a new professional identity: career change into teaching. Teaching and Teacher Education, 26(3), 639-647.

Zeichner, K. M. (2013). Two visions of teaching and teacher education for the twenty-first century. In X. Zhu, & K. Zeichner (Eds.), Preparing teachers for the 21st Century (pp. 3-19). Berlin: Springer.

Zeichner, K. M., Payne, K. A., & Brayko, K. (2014). Democratizing teacher education. Journal of Teacher Education, 66(2), 122-135. doi: 10.1177/0022487114560908

Zembylas, M. (2003). Emotions and teacher identity: a poststructural perspective. Teachers and Teaching: Theory and Practice, 9(3), 213-238.

Downloads

Publicado

2021-08-30

Como Citar

BATISTA, P. F. .; GRAÇA, A. B. Construir a profissão na formação de professores de educação física: : processos, desafios e dinâmicas entre a escola e a universidade. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 32, p. e20180084, 2021. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8666759. Acesso em: 25 out. 2021.