Resumo
Neste artigo analiso a ausência do sublime em Dewey e o sublime na educação condensados na pergunta: o que significa para a formação humana afirmar que Dewey ignorou o sublime? Inicio o raciocínio apresentando a ausência do sublime nos escritos do filósofo. Posteriormente, apresento o sublime kantiano e seu impacto nos projetos modernos de emancipação, particularmente o projeto educacional da Bildung americana pautado na naturalização do idealismo objetivo hegeliano. Por fim, trago o sublime kantiano pensado na educação e na política por Lyotard para debater a formação humana e a crise da democracia hoje. O que está em jogo é a disputa entre emoções sem razão na busca de sentido político e educacional no espaço público amplificado pelas mídias sociais: fanatismo e ignorância. Argumento que é por meio da humildade da ignorância que podemos trazer à existência um propósito, a formação humana como uma ética de vida contra o fanatismo no presente.
Referências
Arendt, H. (1992). Lectures on Kant’s Political Philosophy Chicago: The University of Chicago Press.
Arendt, H. (1994) The Ivory Tower of Common Sense. In J. Kohn (Ed.), Essays of Understanding: 1930-1954 (pp. 194-96). New York: Schocken Books.
Arendt, H. (2006). Between Past and Future New York: Penguin Books.
Bernstein, R. (2006). The Ineluctable Lure and Risks of Experience. History and Theory, 45, 261-275.
Castells, M. (2018). Rupture: The Crisis of Liberal Democracy Cambridge: Polity.
Dewey, J. (1980). Plan of Organization of the University Primary School. In J. A. Boydston (Ed.), John Dewey: The Early Works, 1882-1898 (Vol. 5, pp. 223-43). Carbondale: Southern Illinois University Press.
Dewey, J. (1981). Experience and Nature. In J. A. Boydston (Ed.), John Dewey: The Later Works, 1925-1953 (Vol. 1, pp. 3-326). Carbondale: Southern Illinois University Press.
Dewey, J. (1988a). Human Nature and Conduct. In J. A. Boydston (Ed.), John Dewey: The Middle Works, 1899-1924 (Vol. 14, pp. 1-227). Carbondale: Southern Illinois University Press.
Fott, D. (1998). John Dewey: Americas’ Philosopher of Democracy Maryland: Rowman & Littlefield Publishers.
Gardels, N. (2019). The Link Between the Governing and Governed is Broken: Will chaos or a new consensus follow? The World Post – Berggruen Institute Recuperado de: https://www.berggruen.org/the-worldpost/articles/weekend-roundup-the-link-between-the-governing-and-governed-is-broken/
Garrison, J. (1997). Dewey and Eros: Wisdom and Desire in the Art of Teaching New York: Teachers College Press.
Garrison, J. (2003). Dewey, Derrida, and the ‘Double Bind’. In Educational Philosophy and Theory 35-3, 349-62.
Gasché, R. (2007). The Honor of Thinking: Critique, Theory, Philosophy Stanford: Stanford University Press.
Good, J. A. (2005). A Search for Unity in Diversity: The “Permanent Hegelian Deposit” in the Philosophy of John Dewey New York: Lexington Books.
Jay, M. (2005). Songs of Experience Berkeley: University of California Press.
Kant, I. (1987). Critique of Judgment Indianapolis: Hackett.
Kant, I. (2008). Crítica da faculdade do juízo Rio de Janeiro: Forense Universitária.
Lyotard, J. F. (1984). The Postmodern Condition: A Report on Knowledge: Minneapolis: University of Minnesota Press.
Lyotard, J. F. (1991). Lessons on the Analytic of the Sublime Stanford: Stanford University Press.
Lyotard, J. F. (1992b). The Inhuman: Reflections on Time Stanford: Stanford University Press.
Lyotard, J. F. (1997). Sobreviviente. In Lecturas de Infancia (pp. 61-88). Buenos Aires: Editorial Universitaria de Buenos Aires.
Lyotard, J. F. (2003). The Postmodern Explained Minneapolis: University of Minnesota Press.
Menand, L. (2001). The Metaphysical Club New York: Farrar, Straus and Giroux.
Pagni, P. (2014). Experiência estética, formação humana e arte de viver: Desafios filosóficos à educação escolar São Paulo: Edições Loyola.
Raspel, R. E. (2010). Aventuras do Barão de Munchausen São Paulo: Iluminuras.
Westbrook, R. (1991). John Dewey and American Democracy Ithaca: Cornell University Press.
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2021 Roberto Cavallari Filho