Resumo
Este trabalho resulta de uma pesquisa sobre a recepção da obra de Paulo Freire na Argentina. A obra Pedagogia do oprimido chegou cedo ao país e teve uma recepção entusiasmada e exerceu influência político-pedagógica não apenas no âmbito da educação, mas também, e especialmente, entre os militantes sindicais, políticos e religiosos que abraçavam as bandeiras de libertação do “Terceiro mundo”. Nesse texto pretendemos mostrar o núcleo de coincidências temáticas existentes entre a obra freireana anterior à Pedagogia do oprimido e o núcleo de problemas político-pedagógicos elaborados pelos nacionalismos populares na Argentina, que confluem majoritariamente para uma frente liderada pelo movimento Peronista.
Referências
Alemán, J., & Cano, G. (2016). Del desencanto al populismo: Encrucijada de una época NED Ediciones.
Casullo, N. (2007). Las cuestiones Fondo de Cultura Económica.
Coraggio, J. L., & Laville, J.-L. (Orgs.). (2014). Reinventar la izquierda en el siglo XXI: Hacia un diálogo Norte-Sur Universidad Nacional de General Sarmiento.
Fanon, F. (1972). Los condenados de la tierra Aquí y Ahora.
Freire, P. (1972). La educación como práctica de la libertad Siglo Veintiuno.
Freire, P. (1973). Pedagogía del Oprimido Siglo Veintiuno.
Freire, P. (2001). Educação e atualidade brasileira Cortez; Instituto Paulo Freire.
Honneth, A. (2017). A idéia de socialismo: Tentativa de atualização Edições 70.
Jauretche, A. (1982). Los profetas del odio y la Yapa: La colonización pedagógica Peña Lillo Editor.
Laclau, E. (2005). La razón populista Fondo de Cultura Económica.
Laclau, E. (2014). Lógicas de la construcción política e identidades populares. In J. L. Coraggio & J.-L. Laville (Orgs.), Reinventar la izquierda en el siglo XXI: Hacia un diálogo Norte-Sur Universidad Nacional de General Sarmiento.
Paiva, V. P. (1986). Paulo Freire e o Nacionalismo desenvolvimentista Civilização Brasileira.
Romão, J. (2001). Contextualização: Paulo Freire e o pacto populista. In P Freire, P., Educação e atualidade brasileira Cortez; Instituto Paulo Freire.
Russo, H., & Sgró, M. (2001). Paulo Freire: El pensamiento latinoamericano y la recuperación de la racionalidad dialógica UNCPBA.
Sader, E. (Org.). (2013). Dez anos de governos pós-neoliberais no Brasil: Lula e Dilma Flacso Brasil; Boitempo.
Sgró, M. (2004). La “pedagogía dialógica” como condición de la teoría crítica de educación. Contextos de Educación, 5-6(6-7).
Sgró, M. (2010). Freire y Habermas: Educación, diálogo y comunicación In P. Goergen (Org.), Educação e diálogo Universidade Estadual de Maringá.
Sgró, M. (2018). Universidad, desarrollo y ciencias sociales. In A. V. Cenci, C. A. Dalbosco, & E. H. Mühl (Orgs.), Sobre filosofia e educação: Racionalidade, amizade e formação (pp. 254-271). Editora UPF. Disponível em: http://editora.upf.br/index.php/e-books-topo/45-filosofia-area-do-conhecimento/185-sobre-filosofia-e-educacao-racionalidade-amizade-e-formacao
Sgró, M. (2020). La recepción de “Pedagogía del oprimido” en Argentina: Una hipótesis sobre la influencia freireana en la militancia juvenil de los años ‘70. Revista Espaço Pedagógico, 27(3), 628-642. Disponible en: https://www.upf.br/seer/index.php/rep

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2021 Margarita Sgró