Banner Portal
Paulo Freire e os nacionalismos populares
REMOTO (Español (España))

Palavras-chave

Nacionalismos populares
Educação
Dependência
Libertação

Como Citar

SGRÓ, Margarita. Paulo Freire e os nacionalismos populares: a recepção de sua obra na Argentina. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 32, p. e20210074ES, 2021. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8668499. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Este trabalho resulta de uma pesquisa sobre a recepção da obra de Paulo Freire na Argentina. A obra Pedagogia do oprimido chegou cedo ao país e teve uma recepção entusiasmada e exerceu influência político-pedagógica não apenas no âmbito da educação, mas também, e especialmente, entre os militantes sindicais, políticos e religiosos que abraçavam as bandeiras de libertação do “Terceiro mundo”. Nesse texto pretendemos mostrar o núcleo de coincidências temáticas existentes entre a obra freireana anterior à Pedagogia do oprimido e o núcleo de problemas político-pedagógicos elaborados pelos nacionalismos populares na Argentina, que confluem majoritariamente para uma frente liderada pelo movimento Peronista.

REMOTO (Español (España))

Referências

Alemán, J., & Cano, G. (2016). Del desencanto al populismo: Encrucijada de una época NED Ediciones.

Casullo, N. (2007). Las cuestiones Fondo de Cultura Económica.

Coraggio, J. L., & Laville, J.-L. (Orgs.). (2014). Reinventar la izquierda en el siglo XXI: Hacia un diálogo Norte-Sur Universidad Nacional de General Sarmiento.

Fanon, F. (1972). Los condenados de la tierra Aquí y Ahora.

Freire, P. (1972). La educación como práctica de la libertad Siglo Veintiuno.

Freire, P. (1973). Pedagogía del Oprimido Siglo Veintiuno.

Freire, P. (2001). Educação e atualidade brasileira Cortez; Instituto Paulo Freire.

Honneth, A. (2017). A idéia de socialismo: Tentativa de atualização Edições 70.

Jauretche, A. (1982). Los profetas del odio y la Yapa: La colonización pedagógica Peña Lillo Editor.

Laclau, E. (2005). La razón populista Fondo de Cultura Económica.

Laclau, E. (2014). Lógicas de la construcción política e identidades populares. In J. L. Coraggio & J.-L. Laville (Orgs.), Reinventar la izquierda en el siglo XXI: Hacia un diálogo Norte-Sur Universidad Nacional de General Sarmiento.

Paiva, V. P. (1986). Paulo Freire e o Nacionalismo desenvolvimentista Civilização Brasileira.

Romão, J. (2001). Contextualização: Paulo Freire e o pacto populista. In P Freire, P., Educação e atualidade brasileira Cortez; Instituto Paulo Freire.

Russo, H., & Sgró, M. (2001). Paulo Freire: El pensamiento latinoamericano y la recuperación de la racionalidad dialógica UNCPBA.

Sader, E. (Org.). (2013). Dez anos de governos pós-neoliberais no Brasil: Lula e Dilma Flacso Brasil; Boitempo.

Sgró, M. (2004). La “pedagogía dialógica” como condición de la teoría crítica de educación. Contextos de Educación, 5-6(6-7).

Sgró, M. (2010). Freire y Habermas: Educación, diálogo y comunicación In P. Goergen (Org.), Educação e diálogo Universidade Estadual de Maringá.

Sgró, M. (2018). Universidad, desarrollo y ciencias sociales. In A. V. Cenci, C. A. Dalbosco, & E. H. Mühl (Orgs.), Sobre filosofia e educação: Racionalidade, amizade e formação (pp. 254-271). Editora UPF. Disponível em: http://editora.upf.br/index.php/e-books-topo/45-filosofia-area-do-conhecimento/185-sobre-filosofia-e-educacao-racionalidade-amizade-e-formacao

Sgró, M. (2020). La recepción de “Pedagogía del oprimido” en Argentina: Una hipótesis sobre la influencia freireana en la militancia juvenil de los años ‘70. Revista Espaço Pedagógico, 27(3), 628-642. Disponible en: https://www.upf.br/seer/index.php/rep

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2021 Margarita Sgró

Downloads

Não há dados estatísticos.